Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TayronGabrielPereiraDaSilva_tcc.pdf553,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Dulce Maria Filgueira de-
dc.contributor.authorSilva, Tayron Gabriel Pereira da-
dc.identifier.citationSILVA, Tayron Gabriel Pereira da. Transexualidade na escola: estudo bibliográfico de 2010 a 2019. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA transexualidade é vista por muitos como um problema ou algo que foge da óptica do que é caracterizado como normal e aceitável, levando essas pessoas a situações e embates de vida que muitas vezes as trazem problemas irreparáveis. O presente trabalho teve como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca do corpo transsexual em ambiente escolar no Brasil, considerando o período de 2010 a 2019, assimilando com questões de preconceitos e lgbtfobia. Os dados foram coletados através de uma pesquisa bibliográfica pelo Portal de Periódicos da CAPES, com auxílio dos descritores: “transexualidade, escola, educação”. Em seguida, foram realizadas análises do perfil acadêmico da produção científica e análises de conteúdo. Os resultados através da análise do perfil acadêmico evidenciaram que a produção científica acerca do tema é em sua maioria produzida por instituições públicas de ensino (universidades, institutos federais, etc) e localizadas em boa parte na região sul/sudeste, além também de serem em sua maioria produzidas por mulheres cis/trans. Já através da análise de conteúdo foi considerado que muitas vezes as escolas não estão preparadas para receberem pessoas transexuais/transgêneros, já que não se é discutido com proeza temas relacionados a sexualidade no interior da escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransexualidadept_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordGênero - relaçõespt_BR
dc.titleTransexualidade na escola : estudo bibliográfico de 2010 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T11:15:15Z-
dc.date.available2022-06-14T11:15:15Z-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30976-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.