Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_QueziaGuilherminaDiasdosSantos.pdf924,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Altas habilidades : possível diálogo entre teoria e prática
Autor(es): Santos, Quezia Guilhermina Dias dos
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação especial
Superdotados
Crianças superdotadas - educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 12-Mar-2012
Referência: SANTOS, Quezia Guilhermina Dias dos. Altas habilidades: possível diálogo entre teoria e prática. 2011. 78 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Ao longo da história da educação tem se observado que o processo de inclusão no aluno com necessidades educativas especiais decorre de constantes lutas por reivindicações dos diferentes grupos sociais que compõe a sociedade. A pessoa com altas habilidades faz parte de um dos grupo que precisa de atendimento especializado para potencializar seu desenvolvimento. O aluno com altas habilidades apresenta um desenvolvimento acima da média de seus pares, destacando-se na área das artes, raciocínio lógico, matemático e/ou motricidade. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o processo de inclusão do aluno com altas habilidades em uma cidade do estado do Espírito Santo, por meio de observação e entrevistas conhecer a identificação e atendimento especializado para esse aluno, assim como conhecer as instituições que oferecem atendimento especializado. Os resultados obtidos evidenciam que: a) a identificação do aluno com altas habilidades acontecerá se o professor regente for esclarecido sobre o que é altas habilidades e direcionar a identificação com segurança das informações fornecidas; b) O atendimento para o aluno com altas habilidades acontecerá após a identificação e de acordo com a área de interesse do aluno; c) A inclusão do aluno com altas habilidades acontece a partir do momento em que todos que estão a sua volta se empenham no processo de inclusão, isto é, família, escola, professor, amigos, comunidade. O processo de inclusão é lento, precisa ser dialogado constantemente entre todos os envolvidos com o aluno com altas habilidades. Assim, o professor regente precisa de participar de cursos de formação para manter diálogo com a teoria e sua pratica pedagógica, a família precisa conhecer o filho com altas habilidades que tem em casa, a escola necessita das informações sobre este aluno e buscar meios/parcerias que o atendam e contribuam com seu desenvolvimento humano.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3093
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons