Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30910
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_HenriqueBenonSoaresPeixoto_tcc.pdf202,08 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Karini Borges dos-
dc.contributor.authorPeixoto, Henrique Benon Soares-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Henrique Benon Soares. Relação entre metodologias de ensino da natação e a motivação de alunos. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA natação é um esporte mundialmente conhecido e praticado e dispõe de diversos métodos para seu ensino, assim, cada aluno pode se motivar ou se desmotivar para aprender e aprimorar o nado dependendo da metodologia utilizada. O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre as metodologias utilizadas por professores de natação e sua relação com a motivação dos alunos. A busca foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e Portal CAPES. Os critérios de inclusão foram textos acadêmicos que tivessem correlação direta com metodologias usadas nas aulas de natação ou correlação direta com a motivação dos alunos de natação. Foram selecionados 8 artigos para análise e discussão, dos quais 6 compreenderam uma pesquisa de campo sobre a motivação dos alunos ou da metodologia utilizada pelos professores de natação e 2 artigos constituíram revisões bibliográficas sobre o tema. Como resultado foi encontrado que os autores relatam uma maior motivação dos alunos quando os professores incorporam a utilização do lúdico em suas metodologias, porém na prática os professores se utilizam mais da abordagem analítica de ensino ou uma mescla de metodologias, que não preveem uma utilização ampla do lúdico nas aulas de natação. Apesar do reconhecimento sobre a influência do lúdico motivação das crianças, faltam pesquisas que de fato concretizem a relação da motivação do aluno com a metodologia utilizada e comprovação da premissa na prática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNataçãopt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicospt_BR
dc.titleRelação entre metodologias de ensino da natação e a motivação de alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T14:27:10Z-
dc.date.available2022-06-13T14:27:10Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30910-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.