Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ErikaLimaDaSilva_tcc.pdf300,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência das variáveis gênero e escolaridade no desempenho de idosos saudáveis no teste de fluência verbal semântica : revisão de literatura
Outros títulos: Influence of variables gender and schooling on the performance of healthy elderly people in the semantic verbal fluency test : literature review
Autor(es): Silva, Érika Lima da
Orientador(es): Satler, Corina Elizabeth
Assunto: Envelhecimento
Idosos - capacidade funcional e cognitiva
Idosos - educação
Data de apresentação: 28-Abr-2021
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: SILVA, Érika Lima da. Influência das variáveis gênero e escolaridade no desempenho de idosos saudáveis no teste de fluência verbal semântica: revisão de literatura. 2021. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Analisar, por meio da revisão de literatura, se as variáveis escolaridade e gênero influenciam no desempenho de idosos saudáveis no teste de fluência verbal semântica conforme as diferentes categorias. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, a qual teve como pergunta norteadora: "Variáveis demográficas, como a escolaridade e o gênero, impactam no desempenho de idosos saudáveis nas diferentes categorias do Teste de Fluência Verbal Semântica?". O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados BIREME, PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, PSYCINFO, SCIELO e Google Scholar durante o mês de fevereiro de 2021. Resultados: Foram encontrados ao todo 656 artigos indexados. Após a exclusão das duplicatas resultaram 604 estudos. Em seguida foram excluídos 156 artigos após a verificação dos critérios de inclusão. Posteriormente, dos 448 artigos restantes, 387 artigos foram excluídos nas etapas de leitura do conteúdo do título e resumo, restando, assim, 61 artigos para serem lidos na íntegra. Por fim, após a aplicação dos critérios de elegibilidade e leitura dos artigos na íntegra foram incluídos 15 artigos. Conclusão: O desempenho de idosos saudáveis é influenciado pelo nível de escolaridade, a diferença do gênero, apesar de mostrar variações no desempenho em categorias específicas do teste, como por exemplo, na categoria Frutas e Itens de supermercado.
Abstract: Objective: To analyze, through the literature review, if the variables education and gender influence the performance of healthy elderly people in the semantic verbal fluency test considering the different categories. Method: This is a literature review, which had the guiding question: "Demographic variables, such as education and gender, impact the performance of healthy elderly people in the different categories of the Semantic Verbal Fluency Test?". The bibliographic survey was carried out in the databases BIREME, PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, PSYCINFO, SCIELO and Google Scholar during the month of February 2021. Results: A total of 656 indexed articles were found. After excluding duplicates, 604 studies resulted. Then, 156 articles were excluded after checking the inclusion criteria. Subsequently, of the 448 remaining articles, 387 articles were excluded in the stages of reading the content of the title and abstract, thus leaving 61 articles to be read in full. Finally, after applying the eligibility criteria and reading the articles in full, 15 articles were included. Conclusion: The performance of healthy elderly people is influenced by the level of education, the difference in gender, despite showing variations in performance in specific categories of the test, for example, in the category Fruits and supermarket items.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.