Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarissaCostaDeCastro_tcc.pdf331,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Grão de desavença em plantação de conflitos: internacionalização de terras e politização do agrário no Brasil
Autor(es): Castro, Marissa Costa de
Orientador(es): França, Luiz Daniel Jatobá
Assunto: Agricultura e política
Reforma agrária
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 3-Jun-2022
Referência: CASTRO, Marissa Costa de. Grão de desavença em plantação de conflitos: internacionalização de terras e politização do agrário no Brasil. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa investiga a internacionalização de terras e a politização na arena agrária brasileira. Para isso, questiona-se como os fenômenos de internacionalização e politização estão interligados no agrário, buscando evidenciar os principais atores nas disputas, os reflexos da politização doméstica, e as estratégias para manutenção e ampliação de poder. De um lado, estuda-se o discurso da “modernização” nas estratégias de marketing e o lobby da agropecuária brasileira (Bancada Ruralista) e, de outro, os movimentos sociais na luta por direito à terra. Além da análise dos atores e suas estratégias, a pesquisa também analisa a aquisição de terras por estrangeiros no Brasil em dois momentos: com o Relatório Velloso (1964-1970) e com os marcos legais específicos entre 2003 e 2018. Objetiva-se, assim, estudar as territorialidades rurais e compreender as dinâmicas de território, tanto em uma dimensão doméstica, como em um dimensão internacional.
Abstract: This work investigates land internationalization and politicization in the Brazilian agrarian arena. In order to do so, it questions how the phenomena of internationalization and politicizationareintertwinedintheagrarian.Inthissense,itseekstohighlightthemainactors in the disputes - reflexes of domestic politicization - and its strategies for maintaining and expanding power. On the one hand, I study the discourse of “modernization” in marketing strategies and the lobby of Brazilian agriculture (Bancada Ruralista) and, on the other,social movements fighting for their land rights. In addition to analysis of strategies and actors, the researchalsoanalyzestheacquisitionoflandbyforeignersinBrazilintwomoments:withthe Velloso Report (1964-1970) and with specific legal frameworksbetween2003and2018.The goal is to study rural areas and understand the dynamics of territory, both in a domestic and international dimension.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.