Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusHidekiKiharaMaeda_tcc.pdf480,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Primeiro relato de watermelon crinkle leaf-associated virus 1 e watermelon crinkle leaf-associated virus 2 infectando plantas de melancia (Citrulluslanatus) no Brasil
Autor(es): Maeda, Matheus Hideki Kihara
Orientador(es): Nagata, Tatsuya
Assunto: Vírus de plantas
Pragas agrícolas
Frutas - doenças e pragas
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 30-Mai-2022
Referência: MAEDA, Matheus Hideki Kihara. Primeiro relato de watermelon crinkle leaf-associated virus 1 e watermelon crinkle leaf-associated virus 2 infectando plantas de melancia (Citrulluslanatus) no Brasil. 2021. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nesse trabalho, foi realizado o primeiro relado da ocorrência de watermelon crinkle leaf-associated virus -1 e watermelon crinkle leaf-associated virus 2 em território brasileiro. Utilizou-se a técnica de sequenciamento de alto rendimento (HTS) como principal ferramenta para a identificação dos vírus em amostras de plantas de melancia. Essas plantas apresentavam sintomas de clareamento das nervuras e deformação foliar e foram coletadas em campos de produção comercial de melancia em Guadalupe, Piauí, em 2015, na divisa entre Juazeiro e Curaçá, Bahia, em 2019,e no município de Mossoró, Rio grande do Norte, em 2020.Para a validação dos dados, foram feitas análises de RT-PCR de 12 amostras distribuídas entre os campos de Juazeiro e Mossoró. E após a confirmação da infecção do vírus nas amostras, foi realizado a inoculação mecânica, em casa de vegetação, de plantas de melancia a partir de tecido de plantas com sintomas de clareamento das nervuras e deformação foliar coletados em campos comerciais e armazenados em freezer -80°, que comprovaram a capacidade dos dois vírus de infectar plantas de melancia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.