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Título: Lojas colaborativas de produtos do meio rural em Brasília e entorno : tendências econômicas que aproximam o campo da cidade
Autor(es): Andre, Maria Luisa Rech
Orientador(es): Fornazier, Armando
Assunto: Consumo sustentável
Consumo consciente
Economia colaborativa
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 27-Mai-2022
Referência: ANDRE, Maria Luisa Rech. Lojas colaborativas de produtos do meio rural em Brasília e entorno: tendências econômicas que aproximam o campo da cidade. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Loja colaborativa é um modelo de negócio baseado no compartilhamento de serviços, conhecimentos e informações entre empresas e produtores, em um espaço físico partilhado voltado para o comércio. As lojas colaborativas são caracterizadas no trabalho pela diversidade de produtos oferecidos. Surgem as seguintes questões: A proposta de uma loja colaborativa permitiria aproximação entre empreendedores (pequenos produtores) de um público consumidor? É possível que esses pequenos produtores atendessem as necessidades alimentares da população que buscassem seus produtos? Quanto uma loja colaborativa seria uma alternativa a agricultura industrial? Objetivo geral é caracterizar as lojas colaborativas do DF e entorno, identificando os produtos comercializados, perfil dos empresários e investigar o modelo de loja colaborativa como uma estratégia de aproximação entre produtores agroalimentares de qualidade e seus consumidores, e que o modelo colaborativo possibilitaria a aproximação de empreendedores (pequenos produtores) com o mercado no Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). A pesquisa é classificada como qualitativa, a metodologia adotada para o referencial teórico é bibliográfica, através de uma coleta de dados com aplicação de entrevista/questionário aplicado a empreendimentos que trabalham com modelos colaborativos, a fim de verificar a viabilidade da difusão do conceito de economia colaborativa. Os resultados demonstraram que é possível que pequenos produtores atendam às necessidades alimentares de indivíduos que buscam alimentação de qualidade, orgânica, produtos artesanais, agroecológicos, e seria uma alternativa a agricultura industrial, permitindo um consumo saudável, consciente e sustentável. E ainda permitiram entender as relações entre produtores, consumidores e empreendedores em Brasília, Distrito Federal e Entorno e servirão de base para a realização de outras pesquisas ou para a aplicação prática do modelo colaborativo.
Abstract: Collaborative store is a business model based on the collaborative economy with the sharing of services, knowledge and information between companies and producers, in a shared physical space aimed at commerce. The following questions arise: Would the proposal of a collaborative store allow for an approximation between entrepreneurs (small producers) and a consumer audience? Is it possible for these small producers to meet the food needs of the population that sought their products? How much would a collaborative store be an alternative to industrial agriculture? The objective of the research is to demonstrate that the collaborative store model is a strategy to bring producers of quality agrifood foodstuffs closer to their consumers, and that the collaborative model would enable the approach of entrepreneurs (small producers) with the market in the Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). The research is classified as qualitative; the methodology adopted for the theoretical framework is bibliographical, through data collection with an interview/questionnaire applied to enterprises that work with a collaborative model, in order to verify the feasibility of disseminating the concept of economy collaborative. The results showed that it is possible for small producersto meet the food needs of individuals who seek quality food, organic, handcrafted, agro ecological, and would be an alternative to industrial agriculture, allowing a healthy, conscious and sustainable consumption. And they also allowed us to understand the relationships between producers, consumers and entrepreneurs in Brasília, Distrito Federal and Surrounding Areas and will serve as a basis for conducting further research or for the practical application of the collaborative model.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
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