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Título: Impact of a pseudocode online judge on programming language learning
Autor(es): Silva, Geovana Ramos Sousa
Orientador(es): Santos, Giovanni Almeida
Assunto: Juiz online
Calango (Linguagem de programação de computador)
Programação (Computadores)
Data de apresentação: 14-Out-2021
Data de publicação: 26-Mai-2022
Referência: SILVA, Geovana Ramos Sousa. Impact of a pseudocode online judge on programming language learning. 2021. 126 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Calango é uma linguagem de programação criada para ensinar programação de computadores a iniciantes. Ele foi desenvolvido partindo do pressuposto de que falantes do português que não dominam a língua inglesa têm dificuldade em aprender linguagens de programação que possuem palavras-chave em inglês. Por isso, as palavras-chave do Calango estão mais próximas do português falado e é uma linguagem de programação simplificada. No entanto, o Calango não possui o suporte de uma ferramenta valiosa para o ensino de linguagens de programação: um juiz online. Os juízes online permitem que os professores testem, de forma automática e rápida, o código dos seus alunos, ao passo que os alunos se beneficiam de uma resposta instantânea, tendo a oportunidade de corrigir seu código e aprender com seus erros. Portanto, este trabalho aborda o desenvolvimento do Calango Online Judge (COJ) e sua experimentação em aulas que ensinam introdução à programação na Universidade de Brasília (UnB). O seu desenvolvimento e experimentação foram executados em ciclos paralelos de Pesquisa-Ação e Desenvolvimento Rápido de Aplicações, o que desencadeou melhorias no software. Tanto a metodologia de ensino aprendizagem adotada quanto o COJ foram avaliados através de três pesquisas aplicadas em períodos diferentes de cada ciclo. Padrões comportamentais dos estudantes foram identificados por meio da análise dos dados do COJ.
Abstract: Calango is a programming language created for introducing computer programming to novices. It was developed based on the assumption that Portuguese speakers that do not master the English language have difficulties learning programming languages withEnglish keywords. Hence, Calang keywords are closer to spoken Portuguese, and it is a simplified programming language. However, Calango lacks the support of a valuable tool for teaching programming languages: an online judge. Online judges allow professors to automatically and quickly test their students’ code, whereas students benefit from instant feedback, having the opportunity to correct their code and learn from their mistakes. Therefore, this work approaches the development of the Calango Online Judge (COJ) and its experimentation in classes that teach introductory programming at the University of Brasília (UnB). The development and experimentation were run in parallel cycles of Action Research and Rapid Application Development (RAD), which triggered improvements in the software. Both the teaching-learning methodology and COJ were evaluated through three surveys applied at different periods in each cycle. Student behavioral patterns were identified by analyzing COJ’s data.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021.
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