Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarinaDeSousaRodrigues_tcc.pdf662,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrios González, Alia Maria-
dc.contributor.authorRodrigues, Marina de Sousa-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marina de Sousa. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita: uma análise da produção acadêmica atual sobre a dislexia. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema o transtorno específico de aprendizagem na leitura (dislexia), entendendo esse transtorno como uma dificuldade de aprendizagem com causas e características determinadas e que, além disso exige um processo diagnóstico e de intervenção em consonância com suas especificidades. A escolha do tema foi feita em função da necessidade de entender e saber sobre as diferentes definições das dificuldades de aprendizagem, além de compreender sua caracterização, seu diagnóstico e as possíveis intervenções diante do transtorno específico de aprendizagem na leitura, a dislexia, visto que ainda hoje é um tema pouco pesquisado e discutido. Sendo assim, o estudo realizado teve como objetivo realizar um levantamento do perfil das publicações acadêmicas brasileiras relativas à dislexia entre 2015 a 2020, destacando aspectos que possam ser relevantes sobre diagnóstico e intervenção. Para alcançar os objetivos do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando o aprimoramento e atualização do conhecimento através de uma investigação científica de obras que já foram publicadas. O levantamento das publicações acadêmicas foi realizado na base de dados Scientific Electronic Library Online –Scielo, a busca utilizou como descritores os termos ‘dislexia’, ‘transtorno de leitura’ e ‘dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita’. Com base na análise das publicações encontradas, é importante sinalizar que a área da Fonoaudiologia continua sendo a área do conhecimento que mais pesquisa e publica sobre o tema, entretanto, é importante especificar que houve um aumento do interesse pelo tema na área da Educação. Contudo e a partir do estudo, sinalizamos, que há a necessidade de mais pesquisas e discussões sobre o tema na área educacional de maneira geral, e na escola de forma mais contextualizada e específica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDislexiapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem de leitura e escrita : uma análise da produção acadêmica atual sobre a dislexiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T15:05:02Z-
dc.date.available2022-05-16T15:05:02Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30652-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work has as its theme thespecific learning disorder in reading (dyslexia), unders-tanding this disorder as a learning difficulty with specific causes and characteristics and which, in addition, requires a diagnostic and intervention process in line with its specificities. The choice of topic was made based on the need to understand and know about the different defini-tions of learning difficulties, in addition to understanding their characterization, diagnosis and possible interventions in the face of the specific learning disorder in reading, dyslexia, given that which is still a topic that is little researched and discussed today. Therefore, the study car-ried out aimed to carry out a survey of the profile of Brazilian academic publications related to dyslexia between 2015 and 2020,highlighting aspects that may be relevant for diagnosis and intervention. To achieve the objectives of the present work, a bibliographical research was car-ried out aiming at the improvement and updating of knowledge through a scientific investiga-tion of works that have already been published. The survey of academic publications was car-ried out in the Scientific Electronic Library Online -Scielodatabase, the search used as des-criptors the terms 'dyslexia', 'reading disorder' and 'learning difficulties in reading and writing'. Based on the analysis of the publications found, it is important to point out that the area of Phonoaudiologycontinues to be the area of knowledge that most researches and publishes on the subject, however, it is important to specify that there has been an increase in interest in the topic in the area of Education. However, based on the study, we indicate that there is a need for more research anddiscussions on the subject in the educational area in general, and in school in a more contextualized and specific way.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.