Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SuelydeLimaBittar.pdf585,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências, gestão de competência e organizações : um estudo entre gestores de organizações públicas e privadas
Autor(es): Bittar, Suely de Lima
Orientador(es): Miranda, Onofre Rodrigues de
Assunto: Competências gerenciais
Competências individuais
Competências organizacionais
Gestão por competências
Data de apresentação: 25-Nov-2011
Data de publicação: 8-Mar-2012
Referência: BITTAR, Suely de Lima. Competências, gestão de competência e organizações: um estudo entre gestores de organizações públicas e privadas. 2011. 27 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O conceito de competência, bem como de sua apropriação no espaço organizacional tem sido fonte de intenso debate entre o ambiente acadêmico e o empresarial. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção de gestores em organizações públicas e privadas acerca do entendimento do conceito competência. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória, com o método de qualitativo. Os dados foram coletados a partir de um roteiro de entrevista, com questões semi-estruturadas, composto por duas partes: a primeira compreende na apresentação dos objetivos da pesquisa e procedimentos da pesquisa; a segunda envolve: dados demográficos e seis questões que abordam o tema competências:. significado de competências, significado de desenvolvimento de competências, significado de gestão de pessoas por competências, o entendimento do entrevistado sobre conhecimento, habilidades e atitudes. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de maneira que, as categorias foram criadas de acordo com a proposta no roteiro utilizado no momento da entrevista. Apesar, da limitação na coleta de dados, os resultados foram positivos, pois, a maioria das respostas obtidas estava em concordância com as teorias apresentadas demonstrando dessa forma que os gestores detêm de certo conhecimento teórico sobre o tema competências.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons