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2020_RithaCristinaMendoncaVerginio_tcc.pdf357,93 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorVerginio, Ritha Cristina Mendonça-
dc.identifier.citationVERGINIO, Ritha Cristina Mendonça. Formação de professores e as tecnologias: as dificuldades de incluir inovações disruptivas em educação no contexto escolar. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho possui como eixo principal a formação de professores e as tecnologia se tem como questão norteadora de pesquisa, quais são os aspectos que dificultam a implementação das inovações disruptivas na educação dentro do contexto escolar. Levando em consideração a atual pandemia do novo corona vírus–COVID19, que rapidamente e provocou o rompimento dos métodos de ensino e deixou diversos educadores assustados com as novas abordagens metodológicas, visualizou-se uma problemática em relação à formação dos professores frente às novas tecnologias, uma vez que foi possível perceber um enorme desconforto por parte dos educadores que, diante dos novos desafios começaram a de fato conhecer as reais dificuldades para a implementação das inovações disruptivas no contexto educacional, assim sendo, esta pesquisa tem por objetivo principal levantar os possíveis aspectos que dificultam a implementação das inovações disruptivas em educação. Quanto à metodologia, a mesma possui caráter qualitativo priorizando os dados advindos dos levantamentos bibliográficos, apesar de também, obter informações por meio de uma entrevista feita por questionários on-line. Por fim, este trabalho tem como principais autores Nogaro e Battestin (2016) ,Medeiros (2020), Ferreira(2020), Silveira(2021) Audy (2017) e Amorin e Cabral (2015). Já em relação aos resultados obtidos, percebe-se que as principais dificuldades em relação à implementação das inovações disruptivas no contexto escolar são, a falta de didática, de conhecimento, de capacitação, as desigualdades e o isolamento social, a má administração política e o não acesso às tecnologias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores e as tecnologias : as dificuldades de incluir inovações disruptivas em educação no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-09T13:09:22Z-
dc.date.available2022-05-09T13:09:22Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30598-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as main axis the formation of teachers and technologies and has as a guiding question of research, which are the aspects that hinder the implementation of disruptive innovationsin education within the school context. Taking into account the current pandemic of the new corona virus -COVID19, which quickly caused the disruption of teaching methods and left many educators frightened by new methodological approaches, a problem was seen in relation to the training of teachers in face of new technologies, since it was possible to perceive an enormous discomfort on the part of the educators who, in face of the new challenges, began to really know the real difficulties for the implementation of disruptive innovations in the educational context, therefore, this research has as main objective to raise the possible aspects that make it difficult to implement disruptive innovations in education. As for the methodology, it has a qualitative character, prioritizing data from bibliographic surveys, although it also obtains information through an interview made through online questionnaires. Finally, this work has as main authors Nogaro and Battestin (2016), Medeiros (2020), Ferreira (2020), Silveira (2021),Audy (2017),Amorin and Cabral (2015).In relation to the results obtained, it is clear that the main difficulties in relation to the implementation of disruptive innovations in the school context are the lack of didactics, knowledge, training, inequalities and social isolation, political maladministration and non-access to technologies.pt_BR
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