Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30573
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IanMouraAlexandre_tcc.pdf3,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo, caracterização e acionamento de atuadores vibrotáteis destinado ao desenvolvimento de interfaces hápticas para pessoas com deficiência auditiva
Autor(es): Alexandre, Ian Moura
Orientador(es): Lamar, Marcus Vinicius
Assunto: Tato
Processamento de sinais - técnicas digitais
Vibração
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 3-Mai-2022
Referência: ALEXANDRE, Ian Moura. Estudo, caracterização e acionamento de atuadores vibrotáteis destinado ao desenvolvimento de interfaces hápticas para pessoas com deficiência auditiva. 2021. 77 f., il.
Resumo: Este documento versa o estudo e aprimoramento do sistema vibrotátil desenvolvido por Tito Klautau em sua monografia defendida em 2019. Aplicam-se mudanças no projeto inicial a fim de alterar o microcontrolador utilizado no projeto, de forma a facilitar a sua implementação. Foi realizado ainda um estudo teórico-prático a respeito do controle realizado sobre motores de vibração do tipo ERM, por meio de um transistor de junção bipolar. Realiza-se o estudo de mudanças realizadas no circuito, analisando seus efeitos sobre a intensidade de vibração obtida pelo atuador. Em último passo, realiza a testagem com voluntários, de forma a relatar a experiência sentida da interação do usuário com o dispositivo e a descobrir limites da sensibilidade tátil humana.
Abstract: This document deals with the study and improvement of the vibrotactile system developed by TitoKlautau in his monograph. Changes are made to the initial design in order to ease its replicationand a new firmware is developed that maintains the objectives initially desired. A theoretical-practical study was also carried out regarding the control carried out on vibration motors of theERM type, by means of a bipolar junction transistor. Then indicating, as steps for the next partof the project, the implementation of changes and studies of the interaction of the system withthe human body. In conclusion, a report with volunteers is made, reporting their experience withthe device and appoiting thresholds of the tacitile human sense.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.