Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThalesRodriguesGoncalves_tcc.pdf830,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa de composições de custo para obras de manutenção de pavimentos flexíveis
Autor(es): Gonçalves, Thales Rodrigues
Orientador(es): Zanchetta, Fábio
Assunto: Pavimentação asfáltica
Infraestrutura rodoviária
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 29-Abr-2022
Referência: GONÇALVES, Thales Rodrigues. Análise comparativa de composições de custo para obras de manutenção de pavimentos flexíveis. 2020. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As vias pavimentadas deterioram-se com o passar do tempo, seja por ação das cargas do tráfego, seja por ação das intempéries. Num país, como o Brasil, em que o transporte rodoviário é predominante, pressupõe-se que os gastos com a manutenção de pavimentos sejam parte significativa do orçamento para obras de infraestrutura. Para execução dessas obras, a administração pública necessita de referenciais de preço para balizar a escolha de empresas que prestarão esses serviços com recursos provenientes da União e/ou dos Estados. O objetivo desse trabalho é analisar comparativamente, a partir de dois referenciais de custos distintos e uma mesma proposta de intervenção (atividade de Reconstrução de Pavimento, uma das propostas de Manutenção e Reabilitação –M&R), os índices da construção civil de cada uma dessas bases e avaliar seu impacto no custo final da atividade M&Rescolhida. Serão utilizados para essa análise os sistemas SICRO, elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –DNIT, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas –FGV, e o SINAPI, mantido pela Caixa Econômica Federal, quanto às definições técnicas de engenharia e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística–IBGE, no que diz respeito à pesquisa de preços. A análise comparativa apontou as principais convergências e divergências com relação às composições de custos de fresagem de capa, transporte de materiais de 1ª/2ª categoria, demolição de pavimento flexível, brita graduada simples, imprimação, pintura de ligação e camada de rolamento. O impacto final no custo unitário mostra o comportamento conservador quanto aos preços do SINAPI em comparação ao SICRO.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.