Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ItalloAlvesFranco_tcc.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da interoperabilidade utilizando a metodologia BIM
Autor(es): Franco, Ítallo Alves
Orientador(es): Inojosa, Leonardo da Silveira Pirillo
Assunto: Building Information Modeling (BIM)
Projeto arquitetônico
Arquitetura - projetos e plantas
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 28-Abr-2022
Referência: FRANCO, Ítallo Alves. Estudo da interoperabilidade utilizando a metodologia BIM. 2020. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Um dos fatores de sucesso da utilização da metodologia BIM, formada por pessoas, processos, tecnologia e que preza por um trabalho colaborativo, é a troca de informações adequada entre as partes envolvidas no desenvolvimento, gerenciamento e uso de um determinado ativo. Um modelo BIM na fase de modelagem permite, dentre outras funcionalidades, a exportação e importação de informações em um fluxo de trabalho compartilhável entre os envolvidos, dessa forma, este trabalho busca coletar informações sobre o nível de desenvolvimento da troca de informações entre softwares de arquitetura e estruturas utilizados para projetos arquitetônicos e estruturais, sendo eles o Archicad, Eberick, Revit e TQSas plataformas escolhidas para este trabalho em específico, onde foram confeccionados dois modelos simples –um de arquitetura e outro de estrutura -, para simular a troca de informações entre colaboradores de um determinado projeto e analisar o nível de desenvolvimento da interoperabilidade entre esses softwares com base em critérios comuns a todos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.