Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MayaraSousaDeAndrade_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Francisca Aparecida de-
dc.contributor.authorAndrade, Mayara Sousa de-
dc.identifier.citationANDRADE, Mayara Sousa de. Impacto de variáveis macroeconômicas na rentabilidade de instituições não financeiras brasileiras. 2020. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEmpresas devem adotar estratégias a fim de entregarem aos seus acionistas resultados satisfatórios, bem como manterem-se competitivas em um cenário de evolução da concorrência. Compreender o impacto do ambiente econômico na rentabilidade das companhias representa informação relevante a ser considerada pelos gestores na formulação de estratégias de gestão. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo verificar como os indicadores macroeconômicos: PIB, inflação e taxa de juros influenciam na rentabilidade do ativo e do patrimônio líquido das empresas. Para tanto, foram selecionadas empresas ativas no período de 2010 a 2019, listadas na B3, Brasil Bolsa Balcão, não pertencentes ao setor financeiro. Para a análise utilizou-se a regressão linear múltipla e o método dos Mínimos Quadrados Ordinários. Os resultados obtidos indicam existir relação positiva entre PIB e a rentabilidade do ativo. Enquanto a inflação relaciona-se negativamente com o ROA. Não foi verificada relação estatisticamente significante entre a rentabilidade do ativo e a taxa de juros. O PIB influencia positivamente a rentabilidade do patrimônio líquido dos setores consumo cíclico e comunicação. O setor de comunicação apresenta relação positiva e significante entre as variáveis Selic e ROE. O estudo contribui com a área de pesquisas que abordam a influência de índices macroeconômicos nos resultados das empresas não financeiras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - rentabilidadept_BR
dc.subject.keywordProduto interno brutopt_BR
dc.titleImpacto de variáveis macroeconômicas na rentabilidade de instituições não financeiras brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T11:13:09Z-
dc.date.available2022-04-13T11:13:09Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30427-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.