Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30418
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LorraneRodriguesCorreia_tcc.pdf669,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais no curso de graduação em Ciências Contábeis : uma análise da percepção dos discentes à luz da IES 3 (IFAC)
Autor(es): Correia, Lorrane Rodrigues
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Data de apresentação: Ago-2020
Data de publicação: 12-Abr-2022
Referência: CORREIA, Lorrane Rodrigues. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais no curso de graduação em Ciências Contábeis: uma análise da percepção dos discentes à luz da IES 3 (IFAC). 2020. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O aumento da complexidade dos negócios, o desenvolvimento da tecnologia e a internacionalização da contabilidade trouxeram uma maior discussão acerca do papel do profissional contábil nos dias atuais. Ciente disto, a fim de harmonizar as práticas no ensino contábil em todo o mundo, o IFAC juntamente ao IAESB, promoveu a adoção e implementação de oito IES (International Education Standards). A IES 3 (Professional Skills) apresenta um framework com resultados de aprendizagem acerca de habilidades profissionais que o estudante deve desenvolver até o final do período de formação. À vista disto, o presente estudo teve como objetivo, analisar a percepção dos estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB),quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades profissionais durante o processo de formação acadêmica, à luz da IES 3 (IFAC).Para tanto, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória com procedimento de entrevista. Os resultados sugerem que, com base na percepção dos discentes, o curso de Ciências Contábeis, em conjunto com o engajamento em atividades extracurriculares e experiência prática, proporcionam uma formação profissional satisfatória, com competência para o ingresso e atuação no mercado de trabalho. As habilidades interpessoais e de comunicação obtiveram bons níveis de desenvolvimento, enquanto as habilidades intelectuais e organizacionais foram menos desenvolvidas durante a graduação. Apesar destes resultados, os estudantes entrevistados não se sentem suficientemente preparados e aptos para a atuação profissional no mercado de trabalho. Como principal dificuldade, os discentes apontaram a falta de uma integração entre teoria e prática contábil no curso de graduação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.