Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LarissaAngelicaVelter_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação da composição da dívida pública mobiliária federal e o risco soberano do Brasil
Autor(es): Velter, Larissa Angélica
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Dívida pública
Títulos públicos
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 11-Abr-2022
Referência: VELTER, Larissa Angélica. Relação da composição da dívida pública mobiliária federal e o risco soberano do Brasil. 2020. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A dívida pública federal(DPF), em grande parte, corresponde à Dívida Pública Mobiliária Federal, esta por sua vez, origina-se a partir da emissão de títulos pelo Tesouro Nacional. Os títulos de dívida são indexados por indicadores (pós-fixados) como taxa Selic, câmbio, índice de preços, taxa flutuante oupré-fixados e sem indexador. Estes indicadores oscilam em função da conjuntura econômica do país e do mundo e, além disso, a capacidade de pagamento e a confiabilidade dos títulos de dívida de um país também podem oscilar motivadas pela conjuntura econômica e fiscal do país. Por sua vez, o prêmio de risco representa qual será o ganho adicional que o investidor pode obter ao assumir o risco de colocar seu dinheiro em um investimento com menos segurança, no Brasil, é conhecido como EMBI+Br. Já, a classificação do risco, também chamada de rating soberano, representa o nível de confiabilidade que o país emissor tem de arcar com seus compromissos. Assim, surge o questionamento da possibilidade de o prêmio de risco influenciar a composição da DPF em relação aos títulos de dívida de indexadores diversos, respondendo à demanda do mercado por esses títulos. Diante disso, buscou-se analisar se há relação entre a composição dos títulos de dívida pública brasileira e o prêmio de risco Brasil. Foram analisados os percentuais de cada tipo de indexador de dívida e a relação destes com o prêmio de risco país por meio de gráficos e análise de correlação linear obtendo-se resultados negativos, ou seja, as varáveis movem-se em sentidos opostos. Demonstrou-se não haver uma correlação forte entre o aumento da dívida pública com o prêmio de risco brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.