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Título: Sandálias de borracha : uma proposta de trabalho temática para o conteúdo de polímeros
Autor(es): Medeiros, Gisele Alves
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Polímeros
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Mar-2012
Referência: MEDEIROS, Gisele Alves. Sandálias de borracha: uma proposta de trabalho temática para o conteúdo de polímeros. 2011. 81 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os polímeros, desde sua “descoberta”, surgiram como um material revolucionário e altamente versátil devido as suas características de maleabilidade e fácil moldagem, amortecedor de impacto, impermeabilidade, isolante térmico, leveza e baixo custo de produção. Mostraram-se excelentes alternativas a materiais com características diversas, tais como: madeira, vidro, metais, cascos e chifres de animais etc. O estudo das propriedades deste material se deu de maneira a melhorar suas características, aumentando o leque de utilização nos diversos ramos da indústria e na fabricação de objetos e utensílios domésticos. Sendo assim, a popularidade desse material alcançou dimensões tais que, hoje em dia, fica difícil imaginar como seria a vida sem eles. Sendo assim, este trabalho propõe a utilização do tema “Sandálias de borracha” para trabalhar o conteúdo “Polímeros”. A escolha das sandálias de borracha tem justificativa cultural, visto que este tipo de calçado faz parte da vida dos brasileiros há quase meio século. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola de ensino médio da Região Administrativa do Paranoá no Distrito Federal. Foi elaborada uma Unidade de Ensino com a temática “Sandálias de Borracha”, objetivando desenvolver o conteúdo de polímeros. A unidade foi aplicada em uma turma do 3.º ano do nível médio de uma escola pública na Regional do Paranoá no Distrito Federal e possibilitou-nos trabalhar conceitos químicos sob uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3032
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