Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseliaBrilhantedeSouza.pdf877,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivação no trabalho : uma análise dos dois fatores da teoria motivacional de Herzberg
Autor(es): Souza, Joselia Brilhante de
Orientador(es): Pimenta, Fabrícia Faleiros
Assunto: Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Professores
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Mar-2012
Referência: SOUZA, Joselia Brilhante de. Motivação no trabalho: uma análise dos dois fatores da teoria motivacional de Herzberg. 2011. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Ji-Paraná, 2011.
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar o grau de satisfação dos profissionais das escolas: EMEF Edna Carioca Gonzales, pública municipal, e Escola Adventista de Ouro Preto, privada confessional, ambas no Município de Ouro Preto do oeste – RO, uma análise prática dos dois fatores da Teoria de Frederick Herzberg: Fatores higiênicos e Motivacionais, com o fim de identificar qual deles é mais preponderante no nível de satisfação dos participantes. A pesquisa quantitativa e, a coleta de dados foi realiza por meio de um questionário padronizado contendo uma série de vinte e quatro perguntas, elaborado pela pesquisadora e, qualitativa por apresentar a interpretação dos dados coletados. Os resultados identificaram que os fatores motivacionais preponderaram sobre os fatores higiênicos e, apesar das inúmeras dificuldades encontradas no exercício da docência, ainda encontram-se professores motivados. A pesquisa contribuiu para o conhecimento acadêmico, bem como para os gestores das instituições ao conhecer os fatores que influenciam a motivação do professor e, assim colaborar com melhor compreensão do comportamento, facilitando sua ação ao estabelecer políticas educacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3031
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons