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Título: Um estudo sobre redes neurais recorrentes rasas e profundas aplicadas à solução de jogos digitais : estudo de caso : Enduro
Autor(es): Emura, Alec Ryo
Orientador(es): Lamar, Marcus Vinicius
Assunto: Jogos digitais
Redes neurais (Computação)
Inteligência artificial
Aprendizado do computador
Data de apresentação: 18-Nov-2021
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: EMURA, Alec Ryo. Um estudo sobre redes neurais recorrentes rasas e profundas aplicadas à solução de jogos digitais - estudo de caso: Enduro. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da ComputaçãoEngenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho é um estudo comparativo sobre a adequação de redes neurais recorrentes rasas e profundas na solução de jogos digitais utilizando apenas imagens, frame a frame da tela, como entrada. São testadas as redes recorrentes rasa de Elman e profunda LSTM, em diversas configurações, inclusive com o uso de camadas convolucionais. Como estudo de caso, foi escolhido o jogo Enduro, de 1983 feito para o console ATARI 2600. O sistema proposto neste trabalho foi testado com quatro tipos de modelos diferentes variando a estruturação das sequências de dados. Os modelos avaliados foram: i) Rede de Elman; ii) Rede LSTM; ii) Autoencoder + LSTM; e iv) Rede convolucional + LSTM. O melhor desempenho foi obtido pela rede LSTM chegando a média de 127 pontos de recompensa. Apesar da rede com camada convolucional ser ideal para imagens, utilizar apenas uma camada simples deste tipo pareceu não ser o suficiente para execução desta tarefa.
Abstract: This work is a comparative study on the adequacy of shallow and deep recurrent neural networks in the solution of digital games, having as input only images, frame by frame, of the screen. The networks tested are Elman Network and LSTM with various configurations, including with convolutional layers. The game chosen for study is Enduro, game released in 1983 for ATARI 2600 console. Trained models should be able to get satisfatory score by passing cars avoiding crashing into them. The system proposed in this work was tested with four different types of models varying the format of the data sequences. The proposed models were: i) Elman Network; ii) LSTM network; ii) Data processed by an autoencoder encoder followed by an LSTM network; and iv) Network with convolutional layer and LSTM layer. The best performance was obtained by the LSTM network averaging 127 reward points. Although the network with convolutional layer is ideal for images, using only a simple layer of this type did not seem to be enough to perform this task.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
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