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Título: Em busca da legitimação da educação física escolar : considerações críticas a regulamentação da profissão
Autor(es): Selestino, Renan Mesquita
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Educação física escolar
Regulamentação profissional
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: SELESTINO, Renan Mesquita. Em busca da legitimação da educação física escolar : considerações críticas a regulamentação da profissão. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo aborda como tema a legitimação da Educação Física Escolar e as consequências que a regulamentação da profissão de Educação Física traz para o ambiente educacional, em específico os impactos na busca por uma legitimação de um componente curricular marginalizado e muitas vezes secundarizado em instituições educacionais. A crítica desta pesquisa percorre sobre a utilização da Educação física e os elementos da cultura corporal como instrumento alienante sobre as relações sociais em conjunto com avanços neoliberais, como é a regulamentação da profissão e como contribuem para a perpetuação de um cenário crítico para a Educação Física Escolar. A principal chave para uma mudança efetiva neste cenário perturbador ao qual a Educação Física no ambiente escolar se encontra, é alteração do comportamento da classe dos professores em sala de aula e no ambiente educacional de modo geral, afim de transferir uma maior evidência político-social para esta disciplina e não apenas segregá-la a aspectos biopsicológicos.
Abstract: This study approaches as theme the legitimation of Physical Education in the school environment and about the consequences of the professional regulation, in specific, the impacts of a search for a legitimation of a marginalized and distant curricular component in Brazilians educational institutions. The critique from this research pervades in the use of Physical Education and body culture elements with the neoliberal advances as an alienating instrument to social relationships and how this contributes for a Physical Education`s critical scenario perpetuation. The most important thing to really change the Physical Education`s critical scenario is a behavioral change from the class of teachers, not only in class but in all education environment in order to give more political and social evidence and not just segregating it into biopsychological aspects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
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