Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RafaelaJanuariaDeAbreu_tcc (2).pdf621,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorAbreu, Rafaela Januária Harmendani de-
dc.identifier.citationABREU, Rafaela Januária Harmendani de. Mediação docente no ensino de ginástica artística para uma aluna com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física ) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a prática docente vivenciada em situações de estágio remunerado no Ensino Fundamental 1, em atividades relacionadas com o ensino de ginástica artística, realizadas no contraturno escolar, com destaque para a análise do ciclo de mediação entre professora e aluna, como parte da proposta de flexibilização educacional no atendimento às necessidades de adequações nas aulas para uma aluna com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Mediante a análise dos entraves de aprendizagem observados com a educanda, a professora explorou aspectos que poderiam adaptar o processo de ensino, por meio da diversificação das estratégias didáticas a fim de estabelecer comunicação e diálogos assertivos, que contribuíssem para a inclusão da criança. A afetividade foi um componente crucial para o alcance desse objetivo. Foram obtidos resultados favoráveis à diversificação das estratégias de ensino por meio do emprego de recursos auxiliares para ajuste da mediação docente. À vista disso, a proposta educativa serviu para atingir objetivos cognitivos, motores e sociais por meio de uma aprendizagem mediada, qualificando o desenvolvimento da turma como um todo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordGinástica artísticapt_BR
dc.subject.keywordDéficit de atençãopt_BR
dc.subject.keywordHiperatividadept_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.titleMediação docente no ensino de ginástica artística para uma aluna com transtorno de déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T14:06:04Z-
dc.date.available2022-03-25T14:06:04Z-
dc.date.submitted2021-11-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30242-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.