Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30197
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CaioCesarCamilo_MatheusFreire_tcc.pdf36,77 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMiranda, Mateus Rodrigues-
dc.contributor.authorCamilo, Caio César Curvelo-
dc.contributor.authorFreire, Matheus Avelino-
dc.identifier.citationCAMILO, Caio César Curvelo; FREIRE, Matheus Avelino. Bancada ergonômica para veículos Baja SAE. 2021. 266 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho realizado faz uma abordagem dos problemas ergonômicos encontrados no âmbito do projeto do habitáculo dos veículos Baja SAE da equipe UnBaja. Ao vivenciarmos problemas decorrentes das falhas de projeto, nós decidimos contextualizar normas e procedimentos de validação, estudar variáveis antropométricas e realizar análises de projetos ergonômicos antecessores. Buscou-se então, desenvolver uma ferramenta toda ajustável que possibilitará auxiliar os integrantes da equipe na construção dos mock-ups dos habitáculos dos futuros protótipos, assim podendo contribuir para o aperfeiçoamento do projeto, para o seu desenvolvimento e na busca por melhores resultados durante as futuras competições, às quais a UnBaja participará. Para a elaboração da ferramenta, foi feita uma interpretação das Normas SAE que regem o posicionamento dos ocupantes e equipamentos a serem utilizados dentro do habitáculo, juntamente com o Regulamento Baja SAE Brasil que determina as normas do cockpit de um veículo deste tipo. Embasado nestes documentos, foram criados procedimentos de análise para assim desenvolver um instrumento que atendesse aos requisitos levantados pela Equipe UnBaja. Por meio do auxílio de ferramentas ergonômicas contidas no sofware CATIA V5 R21, foi projetada uma bancada para validação, com base nas simulações computacionais realizadas, para comprovar sua versatilidade, funcionalidade e assim minimizar futuros problemas que podem surgir, prejudicando os resultados do projeto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordErgonomiapt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - projetos e construçãopt_BR
dc.titleBancada ergonômica para veículos Baja SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T13:48:08Z-
dc.date.available2022-03-23T13:48:08Z-
dc.date.submitted2021-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30197-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The work carried out addresses the ergonomics problems encountered in the context of the UnBaja team’s Baja SAE vehicle interior design. When experiencing problems resulting from design failures, we decided to contextualize validation rules and procedures, study anthropometric variables and perform analyzes of predecessor ergonomic designs. It was then sought to develop a fully adjustable tool that will make it possible to assist the team members in the construction of mock-ups of the cabinets of the future prototypes, thus being able to contribute to the improvement of the project, to its development and in the search for better results during the future competitions, in which UnBaja will participate. For the elaboration of the tool, an interpretation of the SAE Norms that govern the positioning of the occupants and equipment to be used inside the cabin was made, together with the Baja SAE Brasil Regulation that determines the cockpit standards of a vehicle of this type. Based on these documents, analysis procedures were created to develop an instrument that would meet the requirements raised by the UnBaja Team. Through the aid of ergonomic tools contained in the CATIA V5 R21 software, a bench was designed for validation, based on the computer simulations performed, to prove its versatility, functionality and thus minimize future problems that may arise, harming the results of the project.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.