Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcosPauloSilveriodeOliveira.pdf517,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores fundamentalistas e sua relação com o retorno futuro de ações no mercado brasileiro : uma abordagem em painel no período de 2000 - 2009
Autor(es): Oliveira, Marcos Paulo Silvério de
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Ações (Finanças)
Mercado financeiro
Mercado de capitais
Indicadores econômicos
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 5-Mar-2012
Referência: OLIVEIRA, Marcos Paulo Silvério de. Indicadores fundamentalistas e sua relação com o retorno futuro de ações no mercado brasileiro: uma abordagem em painel no período de 2000-2009. 2011. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A análise fundamentalista é uma corrente da análise de investimentos que busca relacionar os fundamentos econômico-financeiros das empresas com seu desempenho. O desempenho por sua vez estaria relacionado com o valor de mercado da empresa, de modo que melhores desempenhos proporcionariam maiores retornos. Este trabalho tem por objetivo verificar a relação entre indicadores fundamentalistas de liquidez, atividade, endividamento, rentabilidade e valor de mercado com o retorno futuro das ações de empresas pertencentes ao índice Ibovespa durante o período de 2000 a 2009. Foi utilizado o método de mínimos quadrados ordinários em uma abordagem em painel para a estimação dos coeficientes da regressão. No período observado, foi constatado que existiu uma relação significante entre alguns dos indicadores fundamentalistas propostos e o retorno futuro, concluindo-se pela utilidade dos indicadores fundamentalistas como forma de seleção de empresas com alta probabilidade de obter bons retornos futuros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons