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2021_HigorRamosFerreira_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorWiggers, Ingrid Dittrich-
dc.contributor.authorFerreira, Higor Ramos-
dc.identifier.citationFERREIRA, Higor Ramos. “O que é o que é” : uma interpretação comparativa de desenhos sobre brincadeiras preferidas. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo compreender brincadeiras preferidas de crianças por meio da interpretação de desenhos infantis da coleção do grupo Imagem. À luz da perspectiva teórica da Sociologia da Infância que engloba as crianças como atores sociais, autônomos e sujeitos de direito. Os principais conceitos abordados foram: desenho infantil, culturas infantis e brincadeiras. A brincadeira é considerada como uma atividade característica da infância, atribuída de significação social. Sobretudo os desenhos infantis e as brincadeiras constituem elementos fundamentais das práticas educacionais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A trajetória metodológica, com enfoque sociopedagógico, desenvolveuse por meio de uma pesquisa documental, a partir da abordagem qualitativa. Destarte, se destacou a descrição dos tipos de brincadeiras e suas interfaces com as questões de interação e gênero, bem como as preferências das crianças quanto às brincadeiras, representadas nos desenhos infantis. As informações foram extraídas de um inventário baseado nas coleções de desenhos infantis dos trabalhos acadêmicos do Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, da Universidade de Brasília. Os desenhos foram produzidos e recolhidos durante a pesquisa de campo realizada em escolas públicas ao longo de 20 anos, entre 2001 e 2020. A análise ocorreu por meio da classificação, descrição e interpretação das brincadeiras evidenciadas nos desenhos de 24 trabalhos empíricos, em que nesse estudo foi realizado um recorte com desenhos de quatro pesquisas da coleção, sendo duas em Brasília, uma em Campinas e uma em Hannover, totalizando 83 desenhos. Os pesquisadores desses trabalhos solicitaram às crianças para desenharem sua brincadeira favorita. Com base nos desenhos das crianças foi possível destacar a presença das brincadeiras tradicionais como as preferidas de meninos e meninas, tendo em vista as características culturais de cada região, brincadeiras alusivas aos esportes, além da influência da mídia nas brincadeiras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - brinquedo terapêuticopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - imagináriopt_BR
dc.subject.keywordSociologia da infânciapt_BR
dc.subject.keywordDesenho infantilpt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.title“O que é o que é” : uma interpretação comparativa de desenhos sobre brincadeiras preferidaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T14:08:09Z-
dc.date.available2022-03-22T14:08:09Z-
dc.date.submitted2021-10-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30178-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to understand children’s favorite games through the interpretation of children’s drawings from the Imagem collection. In the light of the theoretical perspective of Sociology of Childhood that encompasses children as social actors, autonomous and subject to law. The main concepts addressed were: children’s drawing, children’s cultures and games. Play is regarded as a characteristic activity of childhood, attributed to social significance. Especially children’s cartoons and games are fundamental elements of educational practices in Early Childhood Education and in the early years of Elementary School. The methodological trajectory, with sociopedagogical focus, was developed through a documentary research, based on the qualitative approach, which seeks to understand the phenomenon and its cultural meanings. Thus, the description of the types of play and its interfaces with the questions of interaction and gender, as well as the preferences of children regarding play, represented in children’s drawings, stood out. The information was extracted from an inventory based on the collections of children’s drawings of the academic works of Imagem – Research Group on Body and Education University of Brasília. The drawings were produced and collected during the field research conducted in public schools over 20 years, between 2001 and 2020. The analysis took place through the classification, description and interpretation of the games evidenced in the drawings of 24 empirical works, in which in this study was made a cut with drawings of four researches of the collection, being two in Brasilia, one in Campinas and one in Hannover, totaling 83 drawings. The researchers of these works asked the children to draw their favorite game. Based on the children’s drawings it was possible to highlight the presence of traditional games as the favorite of boys and girls, given the cultural characteristics of each region of the country, games alluding to sports, beyond the media’s influence on play.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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