Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SilvioMarcolinoElCorabMoreira_tcc.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Método para integração entre as ferramentas BPM, FMEA e TR de análise e melhoria de processos organizacionais
Autor(es): Moreira, Silvio Marcolino El Corab
Orientador(es): Andrade, Mário de Oliveira
Assunto: Gestão de empresas
Negócios - estratégias
Gestão de processos
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 22-Mar-2022
Referência: MOREIRA, Silvio Marcolino El Corab. Método para integração entre as ferramentas BPM, FMEA e TR de análise e melhoria de processos organizacionais. 2020. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho possui como objetivo propor um método para promover a integração de ferramentas de análise e melhoria de processos de negócio. A metodologia empregada será a partir de um estudo de caso aplicado em um banco de sangue. Destaca-se a filosofia da gestão por processo de negócio, o processo de raciocínio da Teoria das Restrições e a Análise de Modo e Efeito de Falhas (FMEA). Estas são ferramentas, que tem por princípio uma atuação na melhoria dos sistemas organizacionais gerando uma eliminação de desperdícios e buscando a melhoria contínua com o propósito maior de tornarem as empresas mais competitivas. Estas ferramentas tradicionalmente atuam de forma isolada e, apesar de possuírem, em seus métodos de aplicação, algumas sobreposições de passos metodológicos e convergirem para um objetivo comum, a melhoria, percebe-se a possibilidade de uma integração mais concreta e com potencial de gerar mais resultados para os gestores. A competitividade é deve ser alcançado a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento das empresas que estão inseridas em um ambiente hostil e de extrema concorrência. Nos últimos anos, o conceito de processos de negócios cresceu consideravelmente, permitindo às empresas uma mudança de organização que tinha como característica básica um padrão departamental e que passou para um padrão mais orientado aos processos de negócio. Esta nova abordagem, mais sistêmica e integrada, permitiu uma gestão mais eficiente e eficaz, gerando ganhos em termos de competitividade. Diante da necessidade de uma melhoria contínua em um ambiente de alta concorrência e no contexto de um sistema organizacional de uma alta complexidade, surgem diversas filosofias, conceitos, técnicas e ferramentas de gestão para darem suporte aos gestores no alcance de suas metas em relação à condução de suas empresas. A proposta deste trabalho é o estudo da aplicação das ferramentas de melhoria de processos sendo aplicada este novo método integrado (MI) em uma simulação hipotética. O resultado obtido foi de um processo com maior robustez, confiabilidade e técnicas mais completas.
Abstract: This workr aims to propose a method to promote the integration of business process analysis and improvement tools. The methodology will be based on a case study applied in a blood bank. We highlight the business process management philosophy, the constraint theory reasoning process and the Failure Mode and Effect Analysis (FMEA). These are tools, whose principle is to improve organizational systems by generating waste elimination and seeking continuous improvement with the greater purpose of making companies more competitive. These tools traditionally act in isolation and, although they have some methodological steps overlapping in their application methods and converge towards a common goal, improvement, we realize the possibility of a more concrete integration with the potential to generate more results for managers. Competitiveness is to be achieved in order to ensure the survival and growth of companies operating in a hostile and extremely competitive environment. In recent years, the concept of business processes has grown considerably, allowing companies to change their organization that had a departmental pattern as its basic feature and has shifted to a more business-oriented pattern. This new, more systemic and integrated approach has enabled more efficient and effective management, leading to competitiveness gains. Faced with the need for continuous improvement in a highly competitive environment and in the context of a highly complex organizational system, various management philosophies, concepts, techniques and tools emerge to support managers in achieving their driving goals. of your companies. The purpose of this work is to study the application of process improvement tools, applying this new integrated method (IM) in a hypothetical simulation. The result obtained was a process with greater robustness, reliability and more complete techniques.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.