Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RafaelMoreiraMarques_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação técnico-econômica da casca, do endocarpo de macaúba e do bagaço de cana-de-açúcar para uso em cogeração de energia elétrica
Autor(es): Marques, Rafael Moreira
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Macaúba
Cana-de-açúcar - bagaço
Energia elétrica - geração
Data de apresentação: 8-Nov-2021
Data de publicação: 9-Mar-2022
Referência: MARQUES, Rafael Moreira. Avaliação técnico-econômica da casca, do endocarpo de macaúba e do bagaço de cana-de-açúcar para uso em cogeração de energia elétrica. 2021. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química Tecnológica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O aumento das exigências futuras de eletricidade vem com o desafio e a necessidade de descarbonizar o fornecimento de energia, criando assim um espaço cada vez maior para as fontes de energias renováveis. Uma das possibilidades é através da cogeração, que se baseia no processo de produção de calor e energia mecânica, geralmente convertida em energia elétrica a partir da energia proporcionada por uma fonte primária. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar alguns indicadores técnicos e econômicos por meio do potencial energético de três tipos de fontes de biomassa: casca (epicarpo) e endocarpo de macaúba e bagaço de cana-de-açúcar para uso em uma planta de cogeração. Para isso, foi elaborado fluxo de caixa para um período de sete anos, calculados os indicadores de Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), payback e realizada análise de sensibilidade. Os resultados demonstraram que não foi viável a utilização da casca e do endocarpo de macaúba nos preços atuais devido ao VPL negativo. Entretanto, os indicadores econômicos para o bagaço de cana-de-açúcar foram satisfatórios. Também foi feito um estudo com o objetivo de descobrir qual é o preço máximo por tonelada da casca e do endocarpo em que o VPL seja maior ou igual a zero, ou seja, que o projeto torna-se economicamente viável. Da mesma forma foi feita uma outra análise com a finalidade de encontrar o preço máximo por tonelada da casca e do endocarpo, em que o valor produzido por esses dois projetos seja maior que o do bagaço de cana.
Abstract: Increasing future electricity requirements come with the challenge and need to decarbonize the energy supply, thus creating an ever-increasing space for renewable energy sources. One of the possibilities is through cogeneration, which is based on the process of producing heat and mechanical energy into electrical energy from the energy provided by a primary source. Therefore, the objective of this work was to evaluate and compare some technical and economic indicators through the energy potential of three types of biomass sources, namely, epicarp (husk) and macauba endocarp and sugarcane bagasse, for use in a cogeneration plant. For this, a cash flow for a period of seven years was prepared, the indicators of Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), payback were calculated, and a sensitivity analysis was performed. The results demonstrated that it was not feasible to use macaúba bark and endocarp at current prices for energy cogeneration due to the negative NPV. However, the economic indicators for sugarcane bagasse were satisfactory. A study was also carried out in order to find out what is the maximum price per ton of bark and endocarp where the NPV is greater than or equal to zero, that is, the project becomes economically viable. Likewise, another analysis was carried out in order to find the maximum price per ton of bark and endocarp, in which the value produced by these two projects is greater than that of sugarcane bagasse.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.