Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsadoraBezerraDeCarvalho_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMartins, Dalton Lopes-
dc.contributor.authorCarvalho, Isadora Bezerra de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Isadora Bezerra de. A formação de um plano de ensino em curadoria digital para os bibliotecários no Brasil. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta como tema a elaboração de disciplina focada no ensino do bibliotecário para atuar na área de curadoria digital. Com a influência da globalização, das Tecnologias da Informação e Comunicação, da Ciência Aberta, do Acesso Aberto e do Big Data, percebe-se um crescente uso da informação em formatos e suportes diferenciados, que necessitam de gestão, organização e disponibilização, focadas no longo prazo. Objetivo: Propor uma formação e orientações curriculares, considerando a ementa e as referências bibliográficas para a educação do bibliotecário no tema da curadoria digital. Metodologia: A pesquisa é qualitativa e descritiva, utilizando-se da técnica de pesquisa documental. A coleta de dados é realizada pelo método observacional dos dados secundários. Resultados: Através da revisão de literatura, foi criado um plano de ensino introdutório para a disciplina de título “Tópicos Especiais em Biblioteconomia e Ciência da Informação – Introdução a Curadoria Digital”. Considerações Finais: A disciplina criada não oferece formação completa para a atuação do bibliotecário como curador digital, necessitando este de formação complementar e especializada na área. O curso de Biblioteconomia precisa inserir mais disciplinas obrigatórias com foco na informação digital e nas tecnologias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCuradoria digitalpt_BR
dc.subject.keywordBibliotecários - formação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordBiblioteconomia - currículopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecários - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordBibliotecários - educação continuadapt_BR
dc.titleA formação de um plano de ensino em curadoria digital para os bibliotecários no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T19:41:54Z-
dc.date.available2022-03-04T19:41:54Z-
dc.date.submitted2021-11-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30057-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The work presents as its theme the formation of a discipline focused on the teaching the librarian to work in the area of digital curatorship. With the influence of globalization, Information and Communication Technologies, Open Science, Open Access and Big Data, there is a growing use of information in different formats and supports, which require long-term focused management, organization and availability deadline. Objective: To propose training and curriculum guidelines, considering the syllabus and bibliographical references, for librarian education on the topic of Digital Curatorship. Methodology: The research is qualitative, descriptive, using the documentary research technique. Data collection is performed by the observational method of secondary data. Results: Through the literature review, an introductory teaching plan was created for the subject entitled “Special Topics in Library Science and Information Science – Introduction to Digital Curatorship”. Final Considerations: The discipline created does not have complete training for the performance of the librarian as a digital curator, requiring additional and specialized training in the area. The Library Science course needs to include more mandatory subjects focusing on digital information and technologies.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.