Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ArthurPontesMesquitaMoura_tcc.pdf573,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenho de um instrumento de representação e análise de lutas de Jiu jitsu (NoGi)
Autor(es): Moura, Arthur Pontes de Sá Mesquita de
Orientador(es): Lage, Victor
Coorientador(es): Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro
Assunto: Lutas corporais
Competição no esporte
Brasil
Análise técnico-tática
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 4-Mar-2022
Referência: MOURA, Arthur Pontes de Sá Mesquita de. Desenho de um instrumento de representação e análise de lutas de Jiu jitsu (NoGii). 2021. 15 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo teve como objetivo apresentar um modelo de representação de combates de Jiu Jitsu e utiliza-lo como base para fazer análises técnico/ táticas de combates. A amostra consistiu em 30 lutas da competição ADCC (Abu Dhabi Combat Club Submission Wrestling World Championship), dessas, 15 lutas da categoria abaixo de 66 Kg e 15 lutas da categoria acima de 99 Kg. Foram registradas as ações do combate de acordo com o modelo apresentado e as posições em que essas ações foram executadas. Os dados foram tratados com uma análise exploratória descritiva sucedida por análises inferenciais. Foi concluído que a quantidade total de ações efetivas nas duas categorias não apresentou diferenças significativas. Os resultados mostraram que a categoria abaixo de 66 Kg apresentou maior frequência de ações executadas sem pegadas e da posição de guarda, quando comparadas com as ações executadas do clinche e da posição de passagem de guarda, enquanto a categoria até 99 Kg apresentou maior frequência de ações executadas da posição sem pegadas e de passagem de guarda, quando comparadas com as posições de clinche e da guarda. Na categoria até 99 Kg a ação que mais se repetiu foi a tentativa de queda, e na categoria abaixo de 66 kg a ação que mais se repetiu foi a passagem de guarda. O resultado da análise concluiu que houve tendências técnico/táticas distintas entre essas categorias, porém estudos posteriores com amostras maiores são necessários para conclusões mais significativas
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.