Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarlonPrudenteMachado.pdf312,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de fornecimento enxuto : uma análise pela percepção dos produtores de carne bovina em Acreúna/GO
Autor(es): Machado, Marlon Prudente
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Thomé, Karim Marini
Assunto: Pecuária
Alianças estratégicas (Negócios)
Data de apresentação: 5-Jul-2011
Data de publicação: 27-Fev-2012
Referência: MACHADO, Marlon Prudente. Sistema de fornecimento enxuto: uma análise pela percepção dos produtores de carne bovina em Acreúna/GO. 2011. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar se as relações formadas pelos produtores da cadeia da bovinocultura de corte na cidade de Acreúna/GO são pautadas pelo sistema de fornecimento enxuto, formando assim um relacionamento de parceria. A pesquisa usa como referência as diferentes discussões sobre as principais características que fazem com que um relacionamento qualquer entre compradores e fornecedores se torne de fato uma aliança estratégica. Foram analisadas através de entrevistas pré-estruturadas as percepções dos produtores sobre a benéfice de suas atuais relações, a percepção da satisfação que possuem com estas relações e os principais pontos positivos para que a relação seja positiva. Da mesma forma, foi traçado o perfil dos produtores, caracterizando seus sistemas de manejo e atividades que desenvolvem, além do tamanho de seu rebanho e o volume de vendas por cabeça. Os resultados demostraram que apesar da satisfação com os relacionamentos desenvolvidos, os produtores possuem um alto nível de desconfiança junto aos seus compradores, que tem como principal fator a frágil ou inexistente troca de informações entre as partes envolvidas. Conclui-se ao fim, que não existe uma relação pautada pelos princípios do sistema de fornecimento enxuto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons