Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcioTorresLopes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)447,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental como instrumento de alteração política, social e ambiental em mundo de mudanças climáticas e crises socioambientais
Autor(es): Lopes, Márcio Torres
Orientador(es): Biali, Leonardo Job
Assunto: Preservação ambiental
Educação ambiental
Conservação da natureza
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 21-Fev-2022
Referência: LOPES, Márcio Torres. Educação ambiental como instrumento de alteração política, social e ambiental em mundo de mudanças climáticas e crises socioambientais. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Dentro de um contexto de mudanças climáticas e crise socioambiental, a Educação Ambiental desponta como um possível processo para modificar as bases políticas, sociais e econômicas do mundo atual, mas é preciso entender seu processo de gênese, o que é mudanças climáticas e seus impactos na sociedade em geral, porque essas mudanças podem agravar a crise socioambiental, e qual vertente educacional é a mais ideal para provocar mudanças estruturais. O objetivo deste trabalho é mostrar que a EA é objeto transformador preponderante na alteração da sociedade frente as mudanças climáticas e a crise socioambiental. Foi realizada uma pesquisa exploratória de 39 documentos referencias buscados nos diferentes mecanismos de buscas como Google Acadêmico, Scielo, sites das Universidades e de Revistas Cientificas. As conclusões deste trabalho é que a Educação Ambiental é sim instrumento essencial para trazer mudanças socais, políticas e ambientais, e que a vertente crítica é a mais adequada para provocar estas mudanças. Mas ainda há muito o que evoluir nesse sentido, pois a Educação Ambiental vigente atualmente, não se adequa aos anseios de mudança estrutural que se faz necessária neste mundo de crise social e ambiental, que são agravadas pelas mudanças climáticas.
Abstract: Within a context of climate change and socio-environmental crisis, Environmental Education emerges as a possible process to change the political, social, and economic bases of the world today, but it is necessary to understand its genesis process, what climate change is and its impacts on society in general and why these changes can aggravate the socio-environmental crisis, and which educational aspect is the most ideal for bringing about structural changes. The objective of this work is to show that Environmental Education is a preponderant transforming object in the change of society in the face of climate change and socio-environmental crisis, through the exploratory research of 39 reference documents searched in different search engines such as Google Scholar, Scielo, websites of Universities and Scientific Journals. The conclusions of this work are that Environmental Education is indeed an essential instrument to bring social, political and environmental changes, and that the critical aspect is the most adequate to provoke structural changes, but that there is still a lot to evolve in this direction, because the Environmental Education currently in force is not suited to the desire for structural change that is necessary in this world of social and environmental crisis, which are aggravated by climate change.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.