Título: | Os hormônios vegetais nos livros didáticos de biologia usados em duas escolas públicas do Distrito Federal |
Autor(es): | Campelo, Aline Araújo Pereira, Lucas Costa |
Orientador(es): | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes |
Assunto: | Fisiologia vegetal Botânica - estudo e ensino Hormônios vegetais Livros didáticos |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 7-Fev-2022 |
Referência: | CAMPELO, Aline Araújo; PEREIRA, Lucas Costa. Os hormônios vegetais nos livros didáticos de biologia usados em duas escolas públicas do Distrito Federal. 2020. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A Fisiologia Vegetal é um dos conteúdos mais abstratos e de difícil interpretação no
Ensino Médio. Dito isso, é importante que os Livros Didáticos (LDs) estejam presentes
para atuarem como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, atenuando
essa situação. Porém, na Botânica em LDs de Biologia, existem informações
desatualizadas e muitas vezes, errôneas, a respeito, principalmente, dos hormônios
vegetais. Uma vez que os fitormônios são de extrema importância para às plantas,
por serem essenciais em diversos processos fisiológicos destas eles não podem ser
negligenciados nos LDs. Assim sendo, este trabalho de conclusão de curso, buscou
analisar os livros didáticos adotados no último Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD), por duas escolas do Distrito Federal, para o segundo ano do Ensino Médio,
com o objetivo de investigar a abordagem dos hormônios vegetais entre esses LDs.
Para isso, fizemos uma análise nos LDs, focando nos capítulos de fisiologia vegetal,
em busca dos conceitos relacionados a hormônios vegetais. Encontramos, nos livros
analisados, diversos conceitos simplificados, fitormônios importantes sem destaque,
desatualizações, pouca contextualização com a realidade do aluno, poucas
atividades ou exercícios que não poderiam ser resolvidos com o conteúdo do próprio
livro, entre outros problemas. Para auxiliar o professor a encontrar outros materiais
didáticos e complementar a aula, uma vez que encontramos déficits nos LDs,
confeccionamos infográficos, que podem ser usados para ampliar o acesso à
informação de diferentes recursos didáticos e para ajudar a melhorar o ensino da
fisiologia, no geral. Concluímos que, em ambos os LDs analisados, são necessárias
melhorias e inferimos que este é um possível problema em diversos outros livros de
biologia usados em escolas públicas do DF, e que portanto, devem haver mais
pesquisas com maior número de LDs comparando esses materiais para buscar
soluções às deficiências no conteúdo de fisiologia vegetal e especificamente,
fitormônios. |
Abstract: | The theme of vegetal physiology is one of the most abstract and of hard
understanding for students in High School. That said, it’s important that didact books
be used to act as facilitators in the learning-teaching process, to help in this specific
situation. However, in the content separated for this subject in these books, in the
Biology section, there are many outdated and wrong information, especially in the area
dedicated to plant hormones. Due to the fact that these hormones are essential in
many plant functions, they cannot be neglected. This said, this essay sought to
analyze two didactic books that are used in two different public High Schools in the
Federal District, in the second year, to investigate the approach to plant hormones of
these books. To accomplish this, we did several readings of these books, focusing
especially in the chapters dedicated to vegetal physiology, looking at the concepts that
are linked to plant hormones. We found many simplified concepts, lack of
contextualization, outdated information, simplification of important hormones, few
exercises or exercises that cannot be solved with the information contained in the
book, among other problems. With the objective to help the professor to find other
didactic materials to help with the class, we produced infographics that could be used
as models to expand the access to different information that help improve the process
of teaching this difficult subject. We concluded that in both didactic books,
improvements are needed and inferred that this is an issue that probably exists in
other didact books that are used in other public schools in this Federal District, and
that, therefore, there should be more research with comparison of more didact books,
to find more solutions to the deficiencies in the content of vegetal physiology,
especially, in the subject of plant hormones. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.