Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VictorAugustoCavalcanteHayne_tcc.pdf275,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da música como estratégia didática para discutir conteúdos de química em sala de aula
Autor(es): Hayne, Victor Augusto Cavalcante
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Química - estudo e ensino
Música na educação
Ensino - modelo pedagógico
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 3-Fev-2022
Referência: HAYNE, Victor Augusto Cavalcante. O uso da música como estratégia didática para discutir conteúdos de química em sala de aula. 2020. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar se seria possível problematizar os conteúdos de química por meio da música, através de análises de músicas já criadas e também da criação de paródias, podendo assim demonstrar em como a química pode ser abordada de forma lúdica e motivadora. Para isso foi criado um mini relatório com perguntas específicas, em que os alunos responderiam, tanto para os que escolheram analisar músicas já criadas, quanto aos que escolheram criar suas próprias paródias, essas perguntas tinham como objetivo para o pesquisador perceber como os alunos estavam se expressando a respeito dos conteúdos de química abordados em sala de aula, podendo assim perceber se eles seriam capazes de problematizá-los. Os resultados obtidos foram bem significativos, podendo assim perceber em como a música pode trazer interesse, motivação e fazer parte da aprendizagem dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.