Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2978
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FelicioBorgertShlickmann.pdf389,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem-estar no trabalho no setor bancário de Porto Velho - RO
Autor(es): Schlickmann, Felicio Borgert
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Bem-estar no trabalho
Comprometimento organizacional
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 24-Fev-2012
Referência: SCHLICKMANN, Felicio Borgert. Bem-estar no trabalho no setor bancário de Porto Velho - RO. 2011. 33 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2011.
Resumo: O bem-estar é determinado pelas várias condições do meio ambiente, pelas próprias condições de vida dos indivíduos e pelo equilíbrio entre fatores externos e internos do ser humano. Segundo Paschoal e Tamayo (2008), bem-estar no trabalho pode ser conceituado, como a prevalência de emoções positivas no trabalho e a percepção do indivíduo de que, no seu trabalho, expressa e desenvolve suas habilidades e potenciais, e avança no alcance de suas metas de vida. Definido desse modo, o bem-estar no trabalho inclui tanto aspectos afetivos (emoções e humores) quanto cognitivos (percepção de expressividade e realização). Apesar da importância de se estudar o bem-estar no trabalho, os modelos teóricos sobre o fenômeno são muito escassos. Empresas e colaboradores manifestam interesse crescente sobre o tema, uma vez que as poucas pesquisas realizadas tem se confirmado que o bem-estar no trabalho afeta positivamente o desempenho no trabalho. O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de bem-estar no trabalho na percepção dos colaboradores do setor bancário de Porto Velho RO. Consiste em um estudo de campo, transversal acerca das variáveis estudadas, sendo realizado em duas agências da instituição. Para isso utilizou de dados primários coletados a partir das respostas dos questionários aplicados. Verificou-se que os colaboradores apresentaram bons níveis de realização no trabalho e afetos positivos, fatores que obtiveram conceitos maiores, enquanto que os afetos negativos foram menos representados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons