Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DeizeKellyAlencarDeOliveira_tcc.pdf5,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de vídeos no contexto remoto : o celular no ensino médio de química em abordagem experimental
Autor(es): Oliveira, Deize Kelly Alencar de
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Coorientador(es): Pimentel, Erizaldo Cavalcanti Borges
Assunto: Vídeo - produção
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Química experimental
Data de apresentação: 27-Mai-2021
Data de publicação: 2-Fev-2022
Referência: OLIVEIRA, Deize Kelly Alencar de. Produção de vídeos no contexto remoto: o celular no ensino médio de química em abordagem experimental. 2020. viii, 57, 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nos anos de 2020 e 2021, os professores enfrentaram diversas dificuldades no processo deensino-aprendizagem , devido à pandemia da COVID-19. A realização de atividades experimentais de Química foi afetada durante esse período, pois o desenvolvimento presencial dessas práticas com os estudantes não era mais possível. Dessa forma, os docentes precisaram procurar alternativas. O presente trabalho, realizado no âmbito do Estágio Obrigatório Supervisionado, aborda a produção de vídeos sobre experimentação, com o uso do celular, para o Projeto de Laboratório de uma Escola da Rede Pública do Distrito Federal, aliada ao acompanhamento da rotina e desafios do Professor de Química nos desdobramentos desse projeto, considerando um contexto de ensino remoto. O processo de construção deste trabalho perpassou pelo planejamento, gravação e edição dos vídeos, assim como a investigação das impressões e o engajamento dos alunos quanto aos vídeos dos experimentos e percepções do educador acerca do baixo envolvimento dos estudantes com o projeto, durante e após a divulgação. Esse resultado reflete a interferência do ensino remoto na motivação dos discentes em relação aos estudos. Em vista dos conhecimentos aprendidos e potencializados ao longo do projeto, elaborou-se um Texto de Apoio a Professores com informações básicas para docentes que pretendem utilizar vídeos, produzidos com o uso de celular, voltados às atividades experimentais de Química.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.