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Título: Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
Autor(es): Matos, Daniel Andrade de
Orientador(es): Chaves, Gabriel Lyra
Assunto: Metodologia iterativa
Jogos - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 27-Jan-2022
Referência: MATOS, Daniel Andrade de. Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa. 2020. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Na área de desenvolvimento de jogos, é comum que se diga que metodologias iterativas foram usadas, porém não há clareza ou demonstração destas afirmativas. O presente trabalho tem como objetivo aplicar uma metodologia iterativa no desenvolvimento de mecânicas de um jogo, e por mecânica referindo-se a estabelecida pela estrutura conceitual do MDA (mecânica, dinâmica, estética) que define a mecânica como as regras do jogo, a dinâmica o comportamento do jogo enquanto é jogado e a estética a resposta emocional e as experiências do jogador enquanto joga. E esta metodologia iterativa consiste em uma iteração cíclica entre as etapas de conceitualização, prototipação, validação e avaliação, com o intuito de a cada ciclo o projeto é adaptado, a fim de atingir seu objetivo. Como resultado, obtém-se a adaptação e expansão de uma regra base, em um conjunto de mecânicas do jogo. Na conclusão, demonstra-se haver um delineamento difuso entre as etapas do ciclo de iteração, explicitando um comportamento sistêmico.
Abstract: In the game development area, it is common to say that iterative methodologies were used, but there is no clarity or demonstration of these statements. The present work aims to apply an iterative methodology in the development of game mechanics, and mechanics referring here as established by the conceptual framework of MDA (mechanics, dynamics, aesthetics) that defines mechanics as the rules of the game, dynamics as the behavior of the game while it is being played and the aesthetics as the player's emotional response and experiences while playing. And this iterative methodology consists of a cyclic iteration between the stages of conceptualization, prototyping, validation, and evaluation, intending to adapt the project in each cycle, to achieve its objective. As a result, it is possible to adapt and expand a basic rule, in a set of game mechanics. In conclusion, it is demonstrated that there is a diffuse outline between the stages of the iteration cycle, explaining a systemic behavior.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.
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