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Título: Uso da simulação clínica na área de enfermagem pediátrica : revisão narrativa
Autor(es): Rocha, Nayara Pazzi da
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Enfermagem - prática
Enfermagem pediátrica
Treinamento profissional
Data de apresentação: 27-Ago-2020
Data de publicação: 31-Dez-2021
Referência: ROCHA, Nayara Pazzi da. Uso da simulação clínica na área de enfermagem pediátrica: revisão narrativa. 2020. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As metodologias ativas atualmente vêm ganhando espaço no ensino superior na área da saúde, em especial na enfermagem. Um destes métodos é a simulação clínica. Objetivo: Avaliar os estudos disponíveis em português na Biblioteca Virtual em Saúde sobre a simulação em pediatria relacionados a enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Para coleta de dados foi realizada uma busca de periódicos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde sem limitação de anos. Os critérios de elegibilidade foram: artigos publicados em idioma português, sem limitação de ano e textos completos disponíveis. E os critérios de exclusão foram: artigos indisponíveis na íntegra e online, monografias, dissertações, teses, livros, revisões de literatura, manuais e materiais que não estavam relacionados com o tema da pesquisa. Resultados: Através dos descritores foram encontrados 156 artigos para leitura e análise dos temas, e utilizando os critérios de exclusão 152 estudos foram excluídos e 4 foram selecionados, pois estes trabalhavam com a simulação na área pediátrica relacionado à enfermagem. Nos estudos o uso da simulação clínica mostra-se vantajosa, tanto pelo aumento do rendimento nos pós testes de cenários simulados, como pelo aumento da autoconfiança e satisfação dos alunos, também nota-se que produção cientifica relacionada à simulação na pediatria encontra-se em ascensão e a perspectiva que se têm e que as instituições superiores adotem cada vez mais o uso dessas metodologias ativas. Conclusão: As metodologias ativas promovem autoconfiança, autonomia e conhecimento crítico-reflexivo. Dentre essas metodologias, a simulação clínica é um valioso método para o ensino e treinamento da enfermagem , porém ainda existem poucos artigos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde que contenham como foco a simulação pediátrica na enfermagem brasileira. É preciso mais investimento das universidades em tecnologias para realização de cenários realísticos gerais e pediátricos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
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