Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MilenaRodriguesSantos_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem e aplicação de algoritmo de decisão de projeto fotovoltaico a partir da avaliação de critérios e de indicadores de eficiência energética
Autor(es): Santos, Milena Rodrigues
Orientador(es): Reis, Ana Carla Bittencourt
Assunto: Eficiência energética
Energia solar
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: SANTOS, Milena Rodrigues. Modelagem e aplicação de algoritmo de decisão de projeto fotovoltaico a partir da avaliação de critérios e de indicadores de eficiência energética. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, tem como propósito desenvolver um algoritmo, em forma de árvore de decisão, que suporte o processo decisório da escolha do melhor tipo de projeto de energia solar fotovoltaica no Brasil. O algoritmo de decisão foi modelado a partir de critérios e indicadores elencados por meio da revisão da literatura, o método de escolha desses partiu da influência deles sobre a geração de energia fotovoltaica visando a eficiência energética. Atualmente, a tomada de decisão do tipo de projeto é realizada sem um auxílio de um sistema automatizado podendo, assim, ocorrer erros no processo decisório. Deste modo, o objetivo desse trabalho é suportar a tomada decisão tornando-a mais eficiente e automatizada. Para isso, foi desenvolvido, a partir do algoritmo criado, um código executável em linguagem Python. E por final, com dados de uma microempresa do ramo, apresentou- se um exemplo da utilização do código desenvolvido, demonstrando a sua aplicação para empresas de energia fotovoltaica.
Abstract: The purpose of this final course work is to develop an algorithm, in the form of a decision tree, that supports the decision-making process of choosing the best type of photovoltaic solar energy project in Brazil. The decision algorithm was modeled based on criteria and indicators listed through the literature review, the method of choosing these started from their influence on the generation of photovoltaic energy aiming at energy efficiency. Currently, decision-making of the type of project is carried out without the aid of an automated system, thus, errors in the decision-making process can occur. Thus, the objective of this work is to support decision making, making it more efficient and automated. For that, an executable code in Python language was developed from the created algorithm. And finally, with data from a microenterprise in the industry, an example of the use of the developed code was presented, demonstrating its application for photovoltaic energy companies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.