Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarinaMendesDiasPorto_tcc.pdf2,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise logística da distribuição de medicamentos no sistema de saúde pública do Distrito Federal
Autor(es): Porto, Marina Mendes Dias
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Distrito Federal (DF) - saúde pública
Logística
Medicamentos - distribuição
Data de apresentação: 12-Mai-2021
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: PORTO, Marina Mendes Dias. Análise logística da distribuição de medicamentos no sistema de saúde pública do Distrito Federal. 2021. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A logística visa gerir o fluxo de bens e serviços em toda a cadeia produtiva para que cheguem ao consumidor final em tempo hábil e com os menores custos operacionais. Assim, pode-se contar com a localização de Centros de Distribuição que impactam diretamente na eficiência da operação e da distribuição. Na administração pública, a logística é de extrema relevância considerando a necessidade de atender de forma efetiva e eficaz às necessidades da população, ainda a rede pública de saúde tem como agravante o quantitativo de unidades, no DF existem 175 UBSs, 6 UPAs e 18 hospitais, e o alto volume da demanda. A gestão da logística de medicamentos visa aumentar o acesso e a qualidade o serviço prestado, e ainda garantir a disponibilidade de materiais no local, no momento e na quantidade necessária e assim viabilizar melhor qualidade de vida dos cidadãos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema logístico da distribuição de medicamentos da rede pública de saúde do Distrito Federal identificando se é possível aumentar a eficiência dessa cadeia logística com a alocação das UBSs aos Núcleos de Logística de acordo com as suas distâncias mínimas e não com a Região de Saúde a que pertencem. O trabalho identificou a possibilidade de redução de custos com essa proposta, visto que as distâncias percorridas pelo modelo proposto são menores que no cenário atual.
Abstract: The logistics strive to ensure the flux of goods and services among all supply chains so it would reach the final consumer in a timely manner with lesser operational costs. Therefore, it is possible to count the Distribution Centers that directly impact on the operation and distribution's efficiency. In Public Administration, logistics are extremely relevant in meeting the population needs effectively, there are 175 Basic Health Units (BHU's), 6 Emergency Care Units (ECU's), 18 hospitals and high volume demand. The logistics management reaches for spreading the access and bettering the quality of the offered services and even ensure the availability of goods, when, where and as many as they're needed. Therefore, the present work aims to analyse the logistic system of medicine's distribution in the Federal Districts's Public Health Network to determine whether is possible to better this logistics chain by allocating the Basic Health Units alongside the Logistics Centers not by the Health Region they're assigned to but by the minimal distances to roam.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.