Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcosViniciusCottaNeiva_tcc.pdf349,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho de mecanismos dosadores helicoidais com e sem adição de grafite agrícola ao fertilizante químico granulado
Autor(es): Neiva, Marcos Vinicius Cotta
Orientador(es): Correia, Tiago Pereira da Silva
Assunto: Fertilizante químico
Adubos e fertilizantes
Semeadura
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: NEIVA, Marcos Vinicius Cotta. Desempenho de mecanismos dosadores helicoidais com e sem adição de grafite agrícola ao fertilizante químico granulado. 2021. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Na operação de semeadura, a dosagem e a distribuição longitudinal de adubo no sulco deve ser realizada de maneira uniforme, proporcionando a correta fertilização das culturas para o pleno desenvolvimento e produtividade. O objetivo do trabalho foi avaliar a dosagem e a distribuição longitudinal de fertilizante químico granulado por mecanismos dosadores de helicoide simples e dupla helicoide com rotações opostas, utilizando diferentes doses de grafite em pó no fertilizante. O trabalho foi realizado no Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola da Fazenda Água limpa (LAMAGRI/FAL), pertencente a Universidade de Brasília, neste trabalho foi adotado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 6, sendo composto por dois mecanismos dosadores de fertilizante, um helicoide e duplo helicoide, e seis doses de grafite em pó no adubo, 0, 3, 6, 9, 12 e 15 g kg-1 de fertilizante, com 10 repetições por tratamento. A metodologia utilizada foi a de dosagem e distribuição em simulador de semeadura, este constituído de motor elétrico e sistema de transmissão para acionamento dos dosadores simultaneamente, reservatório de insumos e esteiras emborrachadas com 5,2 m de comprimento, uma por dosador. A velocidade de semeadura simulada foi de 1,84 km h -1 e o fertilizante utilizado foi o formulado NPK 4-30-16, fertilizante granulado, teor de umidade de 6,38%, ângulo de repouso de 59,59°, e o grafite agrícola foi o Grafsolo, com concentrado em pó de grafite natural cristalino de densidade aparente 2,1g cm-3 . A avaliação de dosagem e distribuição longitudinal de fertilizante foi realizada por meio da coleta com pincel do volume depositado a cada 0,5 metros de comprimento da esteira, posteriormente pesado em balança digital de precisão 1 grama. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro (P≤0,05). Conclui-se que a adição de grafite aumenta a escoabilidade do fertilizante, observando correlação linear com das dosagens de grafite estudadas com o aumento da dosagem de fertilizante. A maior dosagem de grafite aumentou em 51,1% a dosagem de fertilizante no sistema helicoidal simples e em 74,6% no helicoidal duplo. Com a presença do grafite o mecanismo helicoide duplo dosa em média 16,7% a mais que o helicoide simples. Com a presença do grafite a uniformidade do mecanismo helicoide duplo subiu para 73,1%.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.