Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2958
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcosFillypePeixotodeFarias.pdf41,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Investigação microestrutural e reológica de fluidos magnéticos
Autor(es): Farias, Marcos Fillype Peixoto de
Orientador(es): Cunha, Francisco Ricardo da
Assunto: Fluidos magnéticos
Reologia
Data de apresentação: 19-Jan-2011
Data de publicação: 17-Fev-2012
Referência: FARIAS, Marcos Fillype Peixoto de. Investigação microestrutural e reológica de fluidos magnéticos. 2011. xv, 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: No presente trabalho investiga-se, por meio de experimentos em Reometria, a reologia de suspensões magnéticas de fluidos-base newtonianos, tanto na ausência como na presença de campo magnético, e busca-se associar suas respostas reológicas a possíveis alterações de suas microestruturas. Duas classes de suspensões magnéticas são investigadas. Em uma, estão os ferrofluidos compostos por nanopartículas magnéticas dispersas em fluidos à base de óleo naftênico, de óleo parafínico ou de óleo vegetal. Na outra, encontram-se as suspensões compostas por microcompósitos magnéticos dispersos em óleo mineral. Para esta ultima, em especial, é feita uma investigação de sua microestrutura por meio de microscopia óptica, sendo a distribuição de probabilidade do tamanho das partículas determinada. Para as análises das suspensões na ausência de campo, utiliza-se basicamente um viscosímetro do tipo Couette onde se estabelece um escoamento laminar e unidirecional entre dois cilindros concêntricos. Nos ensaios realizados, avalia-se o comportamento da viscosidade aparente em função da temperatura, do tempo de escoamento, da taxa de cisalhamento e da fração volumétrica de partículas magnéticas sem a presença de campo magnético externo. Para as investigações reológicas na presença de campo, faz-se uso de um reômetro de alta precisão dotado de um aparato magnetoreológico. Nesta etapa, o efeito da magnetoviscosidade ´e avaliado para diferentes ferrofluidos para várias condições de campo magnético e taxas de cisalhamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.2958
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons