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Título: Elaboração de cenários para utilização em simulação clínica : recepção do recém-nascido
Autor(es): Alencar, Beatriz Rodrigues de
Orientador(es): Schardosim, Juliana Machado
Assunto: Parto (Obstetrícia)
Parto humanizado
Enfermagem - prática
Recém-nascidos - cuidado e tratamento
Hospitais - qualidade no atendimento
Acolhimento hospitalar
Data de apresentação: 27-Ago-2020
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: ALENCAR, Beatriz Rodrigues de. Elaboração de cenários para utilização em simulação clínica: recepção do recém-nascido. 2020. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A simulação clínica é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, onde estudantes experimentam situações clínicas, passíveis de acontecer em um ambiente real. No contexto materno-infantil, a prática da simulação antes do cuidado a um paciente real é fundamental, por ser um método de preparar melhor os alunos para prestarem cuidados a uma população considerada vulnerável. A simulação ainda pode ser considerada um método de ensino-aprendizagem capaz de reduzir a mortalidade materna e perinatal, pelo fato de proporcionar uma qualificação profissional de excelência, a fim de tornar o cuidado uma prática segura e eficiente. Objetivo: Elaborar dois cenários sobre a assistência de enfermagem na recepção do recém-nascido, para simulação clínica no ensino de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo metodológico que seguiu as primeiras quatro etapas do método de elaboração e validação de cenários para simulação, proposto por Guilbert e Adamson (2016), a partir de recomendações da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. As etapas seguidas foram: Overview, reflexão sobre questões que embasaram os cenários. Scenario, elaboração do cenário através de base teórica sólida. Scenario Design Progression, etapa minuciosa onde se pensou em todos os detalhes e se definiu o plano de eventos do cenário. Debriefing, etapa em que se elaborou um checklist para cada cenário, para guiar o debriefing do cenário quando o mesmo for realizado. O estudo foi desenvolvido entre novembro de 2019 e julho de 2020. Por se tratar de estudo teórico, que não envolveu seres humanos, não houve necessidade de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Seguindo o referencial metodológico, na etapa de Overview definiu-se inicialmente o tema (Recepção do Recém-Nascido), em seguida elencaram-se os objetivos de aprendizagem, habilidades e competências que se pretendia alcançar com o cenário (Scenario) e posteriormente, na etapa do Scenario Design Progression foi realizada a construção dos cenários de simulação realística. Como a recepção do recém-nascido possui condutas específicas da Golden Hour e condutas realizadas após esse período, considerou-se viável uma divisão em dois cenários distintos, sendo eles denominados: “Cuidados imediatos de enfermagem ao recém-nascido” e “Cuidados de enfermagem com o recém-nascido a termo após a Golden Hour”. No primeiro cenário considerou-se os cuidados de enfermagem de secagem, avaliação da vitalidade neonatal segundo o Escore de Apgar, clampeamento do cordão umbilical, identificação, estímulo ao contato pele a pele com a mãe e auxílio ao início do aleitamento materno. No segundo cenário considerou-se os procedimentos de verificação de sinais vitais, exame físico completo, aferição das medidas antropométricas, aplicação do Credê, vacina anti hepatite B, vitamina K, higiene do coto umbilical e vestir o neonato antes de entregar à mãe. Para cada cenário foi elaborado um instrumento para auxiliar a avaliação docente e a condução do debriefing. Os instrumentos consideraram aspectos particulares a cada cenário. Como não foi possível a validação dos cenários em meio à pandemia do coronavírus, recomenda-se que a quinta etapa do método seja realizada no futuro para verificar se ajustes serão necessários para tornar os cenários mais realistas e mais eficazes enquanto ferramenta de ensino em enfermagem. Conclusão: Ao final do estudo conclui-se que o objetivo proposto foi alcançado. Espera-se que este estudo estimule o desenvolvimento de novos estudos sobre essa temática, uma vez que os estudos nesta área são escassos e não se encontrou nenhum estudo com validação de cenários específicos sobre a assistência imediata ao recém-nascido de forma mais abrangente. Dado o protagonismo do enfermeiro na recepção do neonato considera-se muito importante que os acadêmicos de enfermagem passem por essas experiências durante a graduação antes de entrarem nas atividades práticas supervisionadas.
Abstract: Clinical simulation is an active teaching-learning methodology, where students experience clinical situations, which can happen in a real environment. In the maternal and child context, the practice of simulation before caring for a real patient is essential, for being a method of better preparing students to provide care to a population considered vulnerable. The simulation still can be considered a teaching-learning method capable of reducing maternal and perinatal mortality, by providing an excellent professional qualification, in order to make care a safe and efficient practice. Objective: To elaborate two scenarios on the reception of the newborn, for clinical simulation in graduate nursing education. Method: This is a methodological study that followed the first four steps of the method for creating and validating scenarios for simulation, proposed by Guilbert and Adamson (2016), based on recommendations from the International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. The steps followed were: Overview, reflection on issues that supported the scenarios. Scenario, elaboration of the scenario through a solid theoretical basis. Scenario Design Progression, a detailed stage where all the details were thought and the scenario's event plan was defined. Debriefing, stage in which a checklist was prepared for each scenario, to guide the debriefing of the scenario when it is performed. The study was developed between November 2019 and July 2020. For being a theoretical study, which did not involve human beings, was not need the approval by the Research Ethics Committee. Results: Following the methodological referential, the theme was initially defined (Reception of the Newborn), then listed the learning objectives, skills and competences wich was intended to achieve with the scenario and later the construction of the realistic simulation scenarios. As the newborn's reception has specific conducts of Golden Hour and conducts performed after this period, a division into two distinct scenarios was considered viable, namely: “immediate nursing care for the newborn until birth” and “nursing care forward newborns after the Golden Hour”. In the first scenario, drying nursing, evaluation of neonatal vitality according to Apgar score, clamping of the umbilical cord, identification, stimulus of skin-to-skin contact with the mother and assistance in the initiation of breastfeeding were considered. In the second scenario, were considered procedures for checking vital signs, complete physical exam, measurement of anthropometric measurements, application of Credé method, antihepatitis B vaccine, vitamin K, hygiene of the umbilical stump and dressing the newborn before give to mother. For each scenario, an instrument was developed to assist teacher assessment and conducting debriefing. The instruments considered specifics aspects to each scenario. As it was not possible to validate the scenarios in the midst of the coronavirus pandemic, it is recommended that the fifth stage of the method be carried out in the future to verify whether adjustments will be necessary to make the scenarios more realistic and more effective as a nursing teaching tool. Conclusion: At the end of the study it is concluded that the proposed objective was achieved. It is expected that this study will encourage others on this topic to be developed, since studies in this area are scarce and no study has been found with validation of specific scenarios on immediate assistance to the newborn in a more comprehensive way. Given the role of the nurse in receiving the newborn, it is considered very important that nursing students go through these experiences during graduation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
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