Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcioAndreFrancoPereira_tcc (1).pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mamonas : a performance do cover
Autor(es): Pereira, Márcio André Franco Coutinho
Coorientador(es): Lignelli, César
Assunto: Atores - prática profissional
Performance (Arte)
Bandas (Música)
Artes cênicas - representação teatral
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 29-Dez-2021
Referência: PEREIRA, Márcio André Franco Coutinho. Mamonas: a performance do cover. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Tendo como base as principais bandas covers da atualidade dos Mamonas Assassinas, essa monografia observa a maneira como se dá essa prática por meio de questionamentos como: O que é um cover? O cover é apenas uma imitação? Qual a importância de sua existência? Qual o lugar do cover dentro das artes? Trata-se de uma representação ou cabe a interpretação? A presente monografia apresenta através de uma breve descrição e mapeamento de características das principais bandas cover dos Mamonas Assassinas, passando pela minha experiência como fã e mentor da banda cover Os Porretas, relatos a respeito da estrutura e performance cênica do cover. A banda Os Porretas está diretamente associada a performance Mamona – na – nas! desenvolvida no âmbito da disciplina de Direção Teatral 1, ocorrida no período do primeiro semestre de 2017, do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Disciplina ministrada pela artista, professora e mestre Lucianna Mauren. Com o intuito provocar novos questionamentos, me propus a buscar informações que pudessem contribuir para um melhor entendimento do tema, como diferenças entre cover, tributo e sósia. Foram abordados na presente pesquisa, uma breve explanação acerca de conceitos como paródia, samples, versão, plágio, imitação, representação e interpretação, elementos relacionados a conceitos, importância, estruturas e comportamentos cênicos das bandas covers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.