Título: | Análise da multimodalidade e multiletramento no exame Celpe-Bras : uma proposta de material didático para professores |
Autor(es): | Souza, Bruna Lima de Costa, Raíssa da Rocha |
Orientador(es): | Ferraz, Janaína de Aquino |
Assunto: | Material didático Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros Repositório de Materiais Multimodais Proficiência em línguas |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 14-Dez-2021 |
Referência: | SOUZA, Bruna Lima de; COSTA, Raíssa da Rocha. Análise da multimodalidade e multiletramento no exame Celpe-Bras: uma proposta de material didático para professores. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A preparação de estudantes para a prova do Celpe-Bras nem sempre é tarefa
simples para os professores, até para aqueles mais bem preparados.
Construído visando a melhor preparação de aulas e a consolidação do
aprendizado do português brasileiro, o presente artigo trata sobre o processo
de produção de um material didático multimodal a ser disponibilizado a todos
no Repositório de Material Discursivo Multimodal, da Universidade de Brasília.
O intuito é apresentar as etapas do processo de confecção da unidade,
propondo atividades inspiradas em provas já realizadas e embasadas na
abordagem comunicativa. |
Abstract: | The preparation of students to the Celpe-Bras exam is not always an easy task
to teachers, even to the most prepared ones. This paper was produced aiming
to help teachers to better prepare their classes and to consolidate the learning
and acquisition of Brazilian Portuguese language. This article says about the
process of elaboration of a teaching-learning multimodal material in order to,
also, make it available to all, through the platform “Repositório de Material
Discursivo Multimodal”, from the University of Brasília. The main objective of this paper is to show the steps of the production process of this material and
suggest activities inspired in previous exams, based on the communicative
approach. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.