Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BarbaraMangueiradoNascimento.pdf8,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A enfermidade da razão : ideias iluministas nos caprichos de Goya
Autor(es): Nascimento, Bárbara Mangueira do
Orientador(es): Kirschner, Tereza Cristina
Assunto: Arte
História da arte - Espanha
Iluminismo
Movimentos sociais
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 15-Fev-2012
Referência: NASCIMETO, Bárbara Mangueira do. A enfermidade da razão: ideias iluministas nos caprichos de Goya. 2011. 59 f. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília,2011.
Resumo: Muitas críticas contidas na série de gravuras Los Caprichos, de Goya, são comuns ao ideário iluminista. A maneira como as ideias iluministas circulam na Espanha e o caráter marcadamente reformista da ilustração neste país influenciaram os temas propostos por Goya. Estudos recentes sobre o conceito de Iluminismo auxiliam na compreensão do caso espanhol, já que a moderação reformista e o caráter religioso foram características que colocaram em dúvida a existência de um Iluminismo espanhol. A discussão sobre a influência do Iluminismo na obra de Goya, entretanto, vai além da semelhança entre temática escolhida para as gravuras e o projeto reformista, pois atinge também os debates estéticos. A escolha estilística do artista para a série, o grotesco, é uma indicação importante sobre a maneira peculiar com que Goya interpretava o projeto reformista. Diferente dos artistas ilustrados, Goya não enxergava a razão em sua sociedade, e sim apenas os males decorrentes da sua ausência.
Informações adicionais: Monografia(graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2940
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons