Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2938
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ViniciusSilvaConceicao.pdf507,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fora do corpo : judeus e mouros nas Siete Partidas e nas Ordenações Afonsinas
Autor(es): Conceição, Vinicius Silva
Orientador(es): Ribeiro, Maria Eurydice de Barros
Assunto: Idade Média
Ibérica, Península (Espanha e Portugal)
Normas sociais
Corporativismo
Judeus
Data de apresentação: 13-Dez-2011
Data de publicação: 15-Fev-2012
Referência: CONCEIÇÃO, Vinicius Silva. Fora do corpo: judeus e mouros nas Siete Partidas e nas Ordenações Afonsinas. 2011. 37 f. Monografia(Bacharelado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo estudar as lógicas internas do discurso normativo aplicado a mouros e judeus na Península Ibérica, no final da Idade Média, com base em dois corpos jurídicos: as Siete Partidas (séc. XIII) e as Ordenações Afonsinas (séc. XV). A análise dos documentos permite afirmar a proeminência do modelo corporativo como referencial que orienta a argumentação tanto do exercício como da submissão ao poder, constatação que permite questionar aquelas interpretações que insistem em descobrir nesses mesmos corpos jurídicos o prenúncio da centralização do poder em bases ‘absolutistas’. A dinâmica política da sociedade corporativa possibilita também compreender a existência de grupos sociais não-cristãos, como judeus e mouros, em uma perspectiva um pouco diferente daquela que enfatiza somente a segregação e a perseguição. Trata-se de uma realidade mais complexa que revela, para além das leis restritivas – vestuário, moradia e penas –, direitos e reconhecimento jurídico daqueles que estavam “fora do corpo”, mas que acabavam sendo entendidos pela lógica corporativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências Humanas, Departamento de História, 2011.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons