Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuccaHenriqueGustafsonRodrigues_tcc.pdf680,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Quem não tem cão, caça com gato : aspectos institucionais e econômicos da acumulação de reservas internacionais
Autor(es): Rodrigues, Lucca Henrique Gustafson
Orientador(es): Barbosa Filho, Nelson Henrique
Assunto: Reservas internacionais
Economia
Liquidez (Economia)
Indicadores macroeconômicos
Economia internacional
Data de apresentação: 29-Abr-2021
Data de publicação: 13-Dez-2021
Referência: RODRIGUES, Lucca Henrique Gustafson. Quem não tem cão, caça com gato: aspectos institucionais e econômicos da acumulação de reservas internacionais. 2021. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O problema de pesquisa se desenha a partir do questionamento teórico do significado e das consequências econômicas do processo de acumulação de divisas, no âmbito institucional do setor público, do comportamento do Banco Central e dos custos incorridos. O objetivo é entender primeiro como esse processo ocorreu e em seguida quais são seus efeitos - positivos e negativos. O trabalho se baseia especialmente em países com deepening financial markets e utiliza o caso brasileiro como aplicação do debate. Para tanto, no primeiro capítulo se discutiu a estrutura institucional que rege as relações entre o TN e o BCB, em especial no que tange as reservas internacionais. Será analisado como se dá o registro contábil desse ativo e seus efeitos nas contas públicas e também as consequências para outras variáveis macroeconômicas, como a dívida pública. Também será possível perceber que a maior dificuldade desse processo deriva da alta volatilidade cambial do Real, que leva a existência de ganhos/perdas não realizados no balanço do BCB. No segundo capítulo, discutiu-se os aspectos econômicos e as perspectivas teóricas relacionadas ao processo de acumulação de divisas. Serão abordadas as questões de demanda por reservas, custo de carregamento e quantidade ótima de divisas. Também se levantarão argumentos relacionados à economia política do processo. No terceiro capítulo, aplica-se a discussão teórica delineada no capítulo anterior ao Brasil. Discute-se os diferentes indicadores de otimilidade para o volume de reservas brasileiras, em especial o ARA - desenvolvido pelo FMI. Em seguida, analisa-se empiricamente uma função de demanda por reservas no Brasil, bem como os custos de carregamento desse ativo no balanço do BCB. Por fim, haverá um capítulo de conclusão responsável por sumarizar as discussões abertas ao longo do trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.