Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AndreBarrosCuradoFleury.pdf446,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ordem eclesiástica da sociedade corporativa : discurso e poder nas Siete Partidas e nas Ordenações Afonsinas
Autor(es): Fleury, André Barros Curado
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Idade Média - história
Ibérica, Península (Espanha e Portugal)
Política eclesiástica
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 15-Fev-2012
Referência: FLEURY, André Barros Curado. A ordem eclesiástica da sociedade corporativa: discurso e poder nas Siete Partidas e nas Ordenações Afonsinas. 2011. 29 f. Monografia(Bacharelado e Licenciatura em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso possui como objetivo principal elaborar uma análise da Ecclesia medieval embasada fundamentalmente em dois corpora jurídicos da Península Ibérica: as Siete Partidas e as Ordenações Afonsinas. Sob a luz da teoria da sociedade corporativa, esta pequena análise pretende observar as lógicas discursivas de ambos os documentos, numa perspectiva de longa duração. Dividida em três capítulos, a monografia estuda alguns aspectos da construção do discurso do modelo político, principalmente na tensão que se desenha entre o monarca e a ordem eclesiástica, no que respeita ao papel da cabeça política do corpo.
Informações adicionais: Monografia(graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências Humanas, Departamento de História, 2011.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons