Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2931
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RildaAntoniaGomes.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão do estudante disléxico no contexto escolar
Autor(es): Gomes, Rilda Antônia
Orientador(es): Nogueira, Cleia Alves
Assunto: Dislexia
Desenvolvimento humano
Alfabetização
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 15-Fev-2012
Referência: GOMES, Rilda Antônia. Inclusão do estudante disléxico no contexto escolar. 2011. 88 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo pesquisar a inclusão do estudante disléxico no contexto escolar, bem como, investigar a atuação da escola e da família para que a inclusão escolar desse estudante no processo ensino-aprendizagem seja possível. A dislexia é considerada um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área de escrita, leitura e soletração. Participaram deste estudo nove sujeitos de uma escola da rede pública de ensino, situada na zona rural do Distrito Federal. Fizeram parte da amostra, seis docentes; um aluno diagnosticado com dislexia; a mãe e o pai desse aluno. A pesquisa focou um aluno com dislexia, que encontrava-se matriculado em uma classe de 3° ano (2ª série) do Ensino Fundamental. Observou-se o aluno em seu contexto escolar, com objetivo de construir dados para a elaboração das entrevistas e questionários a serem realizados com os participantes. Utilizou entrevistas semi-estruturadas com os pais e aluno; questionários com o corpo docente. Os resultados indicaram que a inclusão escolar do estudante pesquisado tem sido um processo contínuo. Aos poucos, seu desenvolvimento e aprendizado têm melhorado, de acordo com as possibilidades disponíveis na escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons