Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SabrinaDosSantosDias_tcc.pdf749,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Potenciais marcadores genéticos para radiodermatite em pacientes com câncer de cabeça e pescoço : revisão sistemática e meta-análise
Autor(es): Dias, Sabrina dos Santos
Coorientador(es): Reis, Paula Elaine Diniz dos
Assunto: Câncer
Câncer - tratamento
Marcadores genéticos
Radioterapia
Cabeça - câncer
Pescoço - câncer
Efeito da radiação
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 29-Nov-2021
Referência: DIAS, Sabrina dos Santos. Potenciais marcadores genéticos para radiodermatite em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: revisão sistemática e meta-análise. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: Embora a radiodermatite seja um efeito adverso muito comum em pacientes com câncer submetidos a radioterapia, pacientes com plano de tratamento semelhante podem mostrar respostas diferentes nos tecidos quanto à gravidade da radiodermatite devido a exposição à radioterapia. A hipótese para essa diferença é que a radiossensibilidade pode ser determinada pela variação genética individual. Objetivo: Identificar potenciais marcadores genéticos na predição da radiodermatite em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia, bem como avaliar a correlação entre esses marcadores genéticos e a gravidade da radiodermatite. Material e métodos: Esta revisão sistemática foi realizada de acordo com os critérios do PRISMA e registrada no PROSPERO. Os estudos foram identificados a partir da pesquisa nas bases de dados CINAHL, Cochrane Library, LILACS, PubMed, Scopus, Web of Science e LIVIVO. A busca na literatura cinzenta foi realizada no ProQuest Dissertations & Theses Global e Google Scholar. O risco de viés dos estudos individuais foi realizado usando a Lista de Verificação de Avaliação Crítica para Estudos Analíticos Transversais do Instituto Joana Briggs. Resultados: Nove estudos foram encontrados seguindo os critérios de elegibilidade. Os estudos incluídos foram publicados entre 2009 e 2017, em inglês. A amostra foi de 1.064 pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia. Foram identificados 23 marcadores genéticos: APC, ATM, CAT, CTNNB1, ERCC1, ERCC2, ERCC5, GSK3 β, GSTP1, LIG4, MDM2, NBN, OGG1, RAD51, SOD2, TGF β1, TP53, WNT2, XRCC1, XRCC3, XRCC4, XRCC5 e XRCC6. Apenas um estudo concluiu que existe uma associação entre o Polimorfismo de Nucleotídeo Ùnico (SNP) no MDM2 (rs2279744) e o risco de desenvolver radiodermatite, e um estudo demonstrou a correlação entre o SNP no GSK3β (rs3755557) e o risco de desenvolvimento de radiodermatite grau ≥ 3 em pacientes com câncer. Todos os estudos apresentaram baixo risco de viés. Conclusão: A avaliação de marcadores genéticos antes da radioterapia não teve associação significativa com radiodermatite em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Existe grande heterogeneidade entre os estudos que buscam encontrar marcadores genéticos para esse fim. Estudos com marcadores genéticos que demonstrem uma primeira possibilidade de associação com radiodermatite devem ser conduzidos com alto rigor metodológico e buscando reduzir fatores de confusão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.